da BBC.Brasil- Autor de Lula of Brazil, biografia de Luiz Inácio Lula da Silva lançada em 2008 e que critica o legado de seu governo – pedindo em especial uma postura mais forte contra a corrupção na política brasileira -, o acadêmico britânico Richard Bourne saiu em defesa do ex-presidente ao comentar a denúncia oferecida na quarta-feira pelo Ministério Público Federal do Paraná.
Para Bourne, a maneira como as acusações foram apresentadas endossa a percepção que um processo politizado, apesar de seus elogios à operação Lava Jato. “As investigações devem ser elogiadas por revelar práticas corruptas de empresas, intermediários e políticos de vários partidos, e uma das críticas que tenho a Lula é que ele nunca se posicionou em algum tipo de cruzada contra a corrupção”, diz o britânico em entrevista à BBC Brasil.
“Mas quando o MP faz acusações graves contra Lula sem apresentar provas contundentes, ele endossa o argumento dos defensores de Lula de que há aspectos políticos na investigação ou mesmo uma campanha para desacreditá-lo.”
Na quarta-feira, Lula foi denunciado pelo MPF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em relação ao caso do tríplex no Guarujá, acusado de ser o “comandante máximo” de uma “propinocracia”. Em pronunciamento nesta quinta, Lula disse que o MPF construiu “uma mentira, um enredo de novela”. “Provem uma corrupção minha que irei a pé até Curitiba. (…) “Não compreendi como você convoca uma coletiva, gastando dinheiro público, para dizer ‘não tenho prova, tenho convicção’.”
O acadêmico diz que a atuação do Judiciário reforça sua percepção de que as forças mais à direita da política brasileira estão “com muito medo” da possibilidade de Lula ser uma presença forte nas eleições presidenciais de 2018.