A Prefeitura de Sumaré vem a público novamente esclarecer que estão absolutamente em dia os pagamentos quinzenais às creches conveniadas ao PROEB (Programa Municipal de Educação Básica). Conforme divulgado anteriormente, o mais recente pagamento às instituições particulares ocorreu na terça-feira desta semana, último dia 27 de setembro. Foram depositados, em favor das creches conveniadas, cerca de R$ 890 mil, referentes aos serviços prestados pelas escolinhas durante a primeira quinzena de agosto.
Neste momento (29 de setembro), portanto, só estão “em aberto”, mas ainda dentro dos prazos previstos em contrato e acordados com os empresários mantenedores destas instituições, as notas fiscais referentes à segunda quinzena de agosto, que foram emitidas pelas creches no começo de setembro, e as notas referentes à primeira quinzena de setembro, que estão sendo emitidas ao longo desta semana.
A Prefeitura de Sumaré também desmente novamente os boatos questionando a continuidade do programa: a Municipalidade garante que vai manter normalmente o atendimento das crianças pelo PROEB, bem como o pagamento às creches.
Na verdade, programa de “bolsa creche” pago integralmente pelos Cofres Municipais foi ampliado desde 2013 e, atualmente, oferece 4.258 vagas totalmente gratuitas e em período integral para crianças de zero a 3 anos das famílias beneficiadas, através da contratação deste serviço junto a 59 instituições privadas conveniadas, de todas as regiões da cidade. A Prefeitura paga às creches particulares R$ 387,80 por criança por mês.
A Prefeitura de Sumaré, através da Secretaria Municipal de Educação, mantém um diálogo constante e bastante produtivo com os mantenedores e diretores das Escolas de Educação Infantil conveniadas, visando sempre a qualidade e o aperfeiçoamento do Programa e o bom atendimento às crianças das famílias sumareenses atendidas gratuitamente pelo PROEB.