O assunto parece ser de interesse exclusivo das mulheres mas quando o temido diagnóstico do câncer de mama é confirmado abala toda a família. ?? necessário que os homens saibam e falem sobre isso. Há alguns anos apoio a campanha Outubro Rosa, com destaque principalmente nas minhas redes sociais, pela importância da conscientização sobre o câncer de mama, para compartilhar informações e orientações. 

As mulheres geralmente são mais cuidadosas com a saúde do que os homens e mesmo assim ainda há milhares de mortes no Brasil todos os anos pelo câncer de mama, que está entre os mais comuns entre as mulheres no mundo, assim como o de pele, representando em torno de 25% dos casos novos a cada ano. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima quase 58 mil novos casos de câncer de mama para este ano. As estatísticas demonstram que em 2013 aconteceram 14.387 mortes em decorrência do câncer de mama, sendo 14.206 mulheres e 181 homens. 
Pela imprensa acabamos sabendo de casos de artistas e celebridades que tiveram o câncer de mama. Creio que o mais recente foi o de Suzana Gullo Mion, esposa do ator e apresentador Marcos Mion. Acho interessante reproduzir trecho do seu depoimento, depois dos seis meses iniciais de tratamento: ???mas principalmente alertar e conscientizar o maior número de mulheres possível, pois aprendemos duramente que o câncer é uma realidade que não distingue nada, nem ninguém. E está mais próximo do que a maioria pode querer???.
Estudos indicam que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. A detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento. Nesse sentido, lembro uma importante ação do governo estadual, o programa Mulheres de Peito, que já realizou quase 105 mil exames gratuitos de mamografia no Estado de São Paulo, desde 2014.
O alerta neste Outubro Rosa vale também para os homens, que precisam saber que o câncer de mama não atinge só as mulheres. Assim como nas mulheres, os sintomas são o aparecimento de nódulos na região das mamas e abaixo das axilas, além de secreção nos mamilos. Como muitos acreditam que a doença é exclusivamente feminina, o diagnóstico em homens é feito tardiamente, quando a doença já está avançada e o tratamento é mais complicado. Ainda que raro, o câncer de mama masculino existe e pode matar, por isso em qualquer sinal de alteração consulte seu médico. 
Destaco também a atuação da Sociedade Brasileira de Mastologia, que direciona e incentiva em todo o Brasil a campanha Outubro Rosa. Neste ano o tema é ???A vida pede atitude. Movimente-se: faça mamografia anualmente???. O propósito é desafiar as mulheres a mudarem seus hábitos de vida e passarem a cuidar mais da saúde, especialmente em relação à alimentação saudável, à realização de exercícios físicos regularmente e aos exames preventivos. Os mesmos alertas ficam para a campanha Novembro Azul, voltada à conscientização do câncer de próstata. Vamos ter atitude e focar na prevenção.

** Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde