Atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a tradicional Parada Poética, que nesta edição completa 6 anos, oficina de fotografia, exposições e espetáculos teatrais são atrações da agenda cultural de março, em Nova Odessa.
A programação foi aberta na quarta-feira (6), com a palestra “O impacto do diagnóstico precoce e a importância da humanização no tratamento”, ministrada pelo médico Luiz Fernando Lopes, diretor do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos, no Teatro Municipal Divair Moreira.
Ontem (7), a Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss fez um concerto especial em homenagem ao Dia da Mulher. No repertório, clássicos como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento; “Ave Maria do Morro”, de Herivelto Martins; “Mulher Brasileira”, de Benito de Paula, e “Concerto de Amor”, de Jacob de Han.
Sábado (9) é dia de Feira de Artesanato na Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária). A exposição é aberta aos artesãos de Nova Odessa e região e ocorre no segundo sábado do mês, há quatro anos.
A escritora e palestrante Dona Jacira, mãe do rapper Emicida, é a convidada da 68ª edição da Parada Poética, que ocorre na segunda-feira (11), na Estação Cultura. A artista da Zona Norte de São Paulo vai lançar o livro “Café” durante o sarau, que marcará os 6 anos de “vida” da Parada, criada em 2013 pelo rapper Renan, do Grupo Inquérito. A entrada é gratuita, mas quem quiser pode doar um quilo de alimento não perecível.
No dia 15 (sexta), tem curso de fotografia em parceria com o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, das 14h às 17h, no auditório do Paço Municipal (Avenida João Pessoa, 777, Centro); e formação de alunos do professor Cícero Edno, às 19h, no Teatro Municipal.
As atrações seguem até o final do mês, com o Encontro de Carros Antigos, no dia 17 (domingo), a partir das 9h, na Estação Cultura; a Festa do Chopp, às 10h, na Estação Cultura, e o espetáculo “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Fujão”, com apresentações às 10h e às 16h, no Teatro Municipal, no dia 24 (domingo); a apresentação do DJ Viny Blanco, dia 25 (segunda), às 19h, no Casarão da Cultura; e a Oficina de Webclipe Show Doctor Marx, no dia 30, às 18h, no Teatro Municipal.
O diretor de Cultura e Turismo de Nova Odessa, Cícero Edno, destacou a pluralidade da agenda cultural de março. “Elaboramos uma programação bem diversificada porque o ‘fenômeno cultura’ se dá na diversidade, ou seja, nas nossas singularidades coletivas”.