A Sage, multinacional britânica líder em softwares de gestão na nuvem, em parceria com a Junior Achievement São Paulo, instituição centenária que promove o empreendedorismo em jovens do mundo todo, ajudaram os alunos da ETEC Polivalente de Americana a desenvolverem aplicativos de celular para solucionar problemas e dificuldades encontrados no cotidiano das pessoas.
Com o nome de StartApp, o projeto teve início no mês de outubro a partir do envolvimento de 15 voluntários da Sage, que durante dois meses foram à ETEC para compartilhar conhecimento, passar instruções e acompanhar os 38 alunos participantes no desenvolvimento de cada etapa, da concepção das ideias aos protótipos. No final de novembro, os estudantes da ETEC foram à unidade da Sage em Americana participar de um hackathon para desenvolver o protótipo das aplicações, conforme as resoluções e modelos pensados durante as fases do programa.
O programa StartApp da Junior Achievement é um laboratório de criação de aplicativos e foi viabilizado na Etec Polivalente por meio de uma parceria com a Sage Foundation, organização que tem como objetivo incentivar o voluntariado junto aos seus funcionários como forma de retribuição às comunidades onde atuam.
Como resultado, os alunos, divididos em grupos, desenvolveram 5 ideias de apps em diversas áreas, de app de auxílio na comunicação com crianças que possuem transtorno do espectro autista, até app para auxiliar estudantes de universidades a procurarem moradia em repúblicas, todos viáveis de serem realmente implementados.
Para Jorge Santos Carneiro, presidente da Sage Brasil e América Latina, a iniciativa é motivo de orgulho para toda a empresa. “Estamos muito orgulhosos com a troca de conhecimentos entre os nossos voluntários e esses jovens. Acreditamos no poder das ideias e no trabalho em equipe. Por isso, com os nossos projetos, buscamos sempre promover engajamento social e empreendedorismo, que também são fatores de grande importância para a economia global”.