Reforço no patrulhamento da área central visando a grande circulação de pessoas no horário estendido do comércio americanense no final do ano terá 140 guardas e 27 viaturas nas ruas; medida foi divulgada ontem em reunião com a ACIA
A GAMA (Guarda Municipal de Americana) inicia no próximo dia 6, quando entra em vigor o horário estendido do comércio americanense (até às 22 horas), a ???Operação Papai Noel???, que será realizada até a véspera de Natal.
A operação visa atender aos principais anseios dos comerciantes tanto da área central como de outros setores comercialmente ativos do município, como a Avenida Pascoal Ardito, no São Vito, a Avenida Iacanga, no Jardim Ipiranga, a Rua das Rosas na Cidade Jardim, a Avenida Cecília Meirelles, no Zanaga, bem como na Rua Carioba. Os patrulheiros desempenharão trabalho preventivo, ostensivo e de orientação, tanto no combate à criminalidade como também na organização de algumas ruas do quadrilátero central.
Para atender a esta concentração na área central, 20 guardas farão patrulhamento a pé da Rua Cândido Cruz até a Avenida Dr. Antônio Lobo, número até maior, na proporção, do que o praticado durante a Festa do Peão, em que a Guarda Municipal tinha 30 homens no recinto para atender uma média de 60 mil pessoas. Até mesmo o esquema de trabalho foi alterado para esta época visando atender a demanda e garantir a segurança na cidade.
Viaturas do operacional, Base Móvel, Canil, Romep e também os Anjos da Guarda estarão empenhadas na operação e o Canil já iniciou, na segunda quinzena de novembro, patrulhamento também a pé pelo Centro com os cães de policiamento e faro.
O trânsito da região também sofrerá intervenção da GAMA, e a principal medida é proibir, neste período, o estacionamento do lado esquerdo na Rua Washington Luiz no trecho entre a esquina da Rua Fernando de Camargo e da Avenida Dr. Antônio Lobo, para melhorar a fluidez do tráfego na região, principalmente nos horários de maior concentração de veículos.
Outra preocupação apontada pelos comerciantes foi a presença de vendedores ambulantes e os patrulheiros prestarão apoio ao setor de fiscalizações para que a Prefeitura coíba a prática. As outras 23 viaturas irão se dividir entre os demais setores para reforçando o patrulhamento nas demais áreas comerciais e também nos bairros.
Quatro viaturas ficaram estrategicamente posicionadas nos perímetros do quadrilátero central para a necessidade de um cerco.