A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 2,4 mil procedimentos e atendeu mais de 800 pacientes na sétima edição do mutirão “Mil Cuidados Em Um Dia”, promovida neste sábado (25) no Núcleo de Especialidades Vice-Prefeito Doutor Seme Calil Canfour e em clínicas credenciadas do município.

A ação acontece mensalmente, desde outubro do ano passado, e oferece consultas e exames em diversas especialidades, garantindo mais celeridade nos diagnósticos e tratamentos.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Americana

Fala secretário de Saúde de Americana

Nesta edição de abril, foram registrados 2.430 procedimentos, incluindo eletrocardiogramas, ecocardiogramas, testes ergométricos, endoscopias, ultrassons (ortopédicos, de mama e transvaginais) e exames oftalmológicos. Ao todo, foram 829 pacientes atendidos, sendo 231 na área de cardiologia, 194 na saúde da mulher, 171 na ortopedia, 88 na prevenção e diagnóstico de câncer de mama, 74 na oncologia, 46 na oftalmologia e 25 na pneumologia. A iniciativa é voltada a pacientes que já aguardam na fila do sistema de regulação municipal, previamente convocados pelo call center da Saúde.

“Os números desta edição reforçam o nosso compromisso em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, com mais agilidade e qualidade. Estamos trabalhando de forma contínua para reduzir o tempo de espera e garantir que os pacientes tenham um atendimento completo, com diagnóstico e encaminhamento, sempre com foco no cuidado integral”, destacou o secretário de Saúde Danilo Carvalho Oliveira.

O “Mil Cuidados Em Um Dia” faz parte da Oferta de Cuidados Integrados (OCI), estratégia do Ministério da Saúde para garantir diagnóstico mais ágil no SUS (Sistema Único de Saúde). O modelo oferece um atendimento completo em um só lugar, onde o paciente passa por consulta, faz os exames necessários e recebe o encaminhamento adequado. A iniciativa promove redução do tempo de espera, uso mais eficiente dos recursos, aprimoramento da qualidade do cuidado e melhor organização dos fluxos.

Americana se tornou referência estadual e nacional na implantação da OCI, fortalecendo o acesso da população aos serviços especializados. Nas seis primeiras edições, o mutirão já havia realizado mais de 17 mil procedimentos e beneficiado 7,2 mil pacientes. No mês passado, a sexta edição foi realizada dentro do Mutirão de Saúde da Mulher, promovido em dois dias em uma parceria com o Ministério da Saúde.

“O mutirão representa um avanço importante na organização da rede e na forma como o atendimento é oferecido à população. Ao concentrar diferentes etapas do cuidado em um único momento, conseguimos tornar o processo mais eficiente, humanizado e resolutivo, beneficiando diretamente quem mais precisa e fortalecendo o sistema de saúde do município”, ressaltou a superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Franco de Godoi.

A oitava edição do “Mil Cuidados Em Um Dia” está marcada para o dia 23 de maio.

Leia + sobre  saúde