Apesar da grave crise política por que passou nos últimos dois anos com duas trocas de prefeito e eleições em dezembro, Americana ainda se destaca entre as cidades do Brasil. A informação é do ranking ???As Melhores Cidades do Brasil 2015???, divulgado pela ???Revista Isto ?????, no final de setembro. O levantamento incluiu os 5.565 municípios brasileiros com dados de 2014.
Hoje governada por Omar Najar (PMDB), a cidade ocupa a 54a posição na lista liderada por Curitiba. A vizinha Santa Bárbara d’Oeste ocupa o 63o posto. Sumaré tem a 70a posição e Nova Odessa vem em 306 lugar.
Realizado pela Editora Três e Austin Rating ??? empresa de classificação de risco do Brasil ??? o estudo teve o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. Para apontar o resultado foi desenvolvido o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.
SB M??DIO PORTE- Santa Bárbara d???Oeste é a 9ª melhor cidade do Brasil, entre os municípios de médio porte. Entre os itens analisados, Santa Bárbara se destacou no ???Acesso Digital ao Conhecimento???, com a 6ª colocação, ???Indicadores Sociais??? (15ª), ???Educação??? (16ª) e ???Indicadores Digitais??? (15ª).
Já entre todos os municípios do país, Santa Bárbara d???Oeste aparece na 34ª colocação no ???Acesso Digital ao Conhecimento??? e 37ª colocação no quesito ???Indicadores Sociais???.
Para o prefeito Denis Andia, o estudo é bastante completo e que coloca Santa Bárbara d???Oeste como a nona melhor cidade do País e a segunda do Estado de São Paulo, entre as cidades de médio porte. ???Figurar entre as melhores cidades do país mostra que estamos no caminho certo na oferta de serviços e qualidade de vida ao cidadão. Ficamos satisfeitos com o resultado e continuaremos trabalhando para que esses indicadores melhorem ainda mais e consolide Santa Bárbara como referência regional???, comentou.