A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou, nesta segunda-feira (7), mais um óbito causado pela dengue no município em 2025.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP 

A vítima é um homem de 73 anos, morador do bairro Mário Covas. Ele estava internado em um hospital público e faleceu no dia 25 de março.

Americana chega a 18 mortes da dengue e 5,3 mil casos

Com esta confirmação, são 18 óbitos causados pela doença no município desde o início do ano.

Os outros registros em Americana são:

Gênero

Idade

Bairro

Homem

41 anos

Santa Cruz (Região do Boa Vista)

Homem

25 anos

Jardim Boer

Mulher

61 anos

Jardim São Paulo

Mulher

96 anos

Parque da Liberdade

Mulher

72 anos

Jardim da Paz

Mulher

43 anos

Cidade Jardim

Mulher

67 anos

Cordenonsi

Homem

85 anos

Jardim São Paulo

Homem

74 anos

Cidade Jardim

Homem

94 anos

Frezzarim

Mulher

86 anos

Parque Novo Mundo

Homem

71 anos

Jardim da Balsa 2

Homem

68 anos

Parque Gramado

Mulher

87 anos

Vila Brieds

Mulher

98 anos

Vila Medon

Homem

81 anos

Jaguari

Mulher

52 anos

Morada do Sol

Americana totaliza 5.327 casos positivos da doença confirmados em 2025 até esta segunda-feira.

Combate à doença

Americana desenvolve diversas ações de combate à dengue por meio da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que busca mobilizar toda a população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Entre elas, estão mutirões de limpeza e remoção de possíveis criadouros, distribuição de materiais informativos, uso de drone para identificar focos do mosquito em imóveis fechados, visitas domiciliares realizadas pelos agentes e nebulização com inseticida, tanto de casa em casa (com bomba costal) como veicular. O PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) já realizou mais de 38 mil visitas em imóveis de condomínios e bairros diversos, com orientação e vistorias.

Desde o início de fevereiro, um mutirão com vistoria e retirada de criadouros já percorreu mais de 27 mil imóveis nos bairros Cidade Jardim, Jardim dos Lírios, Jardim das Flores, Lilases, Parque da Liberdade, Jardim da Paz, São Jerônimo, Cordenonsi, Cariobinha, Jaguari, Nova Carioba, São Manoel, Antônio Zanaga I e II, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Vila Bela, Vale das Nogueiras, Jardim Brasil, Jardim Alvorada, Vila Bertini, Parque Novo Mundo e Jardim Boer. Durante essa operação, os agentes recolheram mais de 4 toneladas de materiais considerados potenciais criadouros do mosquito.

A equipe também realizou a inspeção em 248 pontos estratégicos (PE), como borracharias, floriculturas, comércio de sucatas, entre outros estabelecimentos.

Além do trabalho mecânico, o município vem empreendendo a nebulização de inseticida em áreas delimitadas, de acordo com os indicadores epidemiológicos. Até agora, foram mais de 500 imóveis nebulizados diretamente, com equipamento costal e mais de 8 mil imóveis que receberam o inseticida por meio de nebulização veicular

Mais ações

A campanha contra a dengue ainda conta com outras ações que vão desde a mobilização social, passando pelo emprego de novas tecnologias e intersetorialidade.

Um novo material, incluindo cartilha e check-list, foi elaborado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino. O conteúdo tem sido utilizado em atividades com professores e alunos.

O município produziu este ano cerca de 200 mil folders, que estão sendo distribuídos à população pelos agentes de controle durante as visitas de casa em casa, bem como nas ações educativas.

Americana também possui um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de diversos setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos.

O município implementou um sistema online de monitoramento baseado em Inteligência Artificial (IA), que auxilia os profissionais de saúde no acompanhamento dos casos em tempo real.

Para reforçar as ações de monitoramento dos casos, a Prefeitura contratou 24 agentes de promoção de saúde por meio de concurso público. Eles estão atuando no monitoramento de pacientes sintomáticos e na prevenção da dengue nas unidades de saúde, conforme critérios do Plano de Contingência local.

Todas as Unidades Básicas de Saúde da rede contam com testes rápidos para dengue, utilizados de acordo com os critérios estabelecidos no Plano de Contingência.

A vacina contra a dengue também segue disponível para crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, também em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – na Praia Azul e São Vito, o atendimento ocorre das 8h às 20h.

Estado de emergência

A Prefeitura de Americana decretou situação de emergência em saúde pública em razão do cenário da dengue no município. O Decreto nº 13.702/2025, publicado no Diário Oficial, estabelece medidas administrativas para intensificar o controle e combate às arboviroses. A decisão acompanha as diretrizes do Governo de São Paulo, conforme o Decreto Estadual nº 69.359/2025, que reconhece a epidemia de dengue em todo o território paulista.

Além da dengue, o decreto também abrange medidas de combate a outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Chikungunya e Zika.

Entre as ações previstas a partir do decreto de emergência, estão:

– Contratação emergencial de serviços e aquisição de insumos

– Admissão temporária de servidores para reforçar o atendimento

– Prorrogação de contratos que favoreçam o combate ao mosquito e a assistência à saúde

– Mobilização de agentes comunitários de saúde e controle de vetores para intensificação das visitas domiciliares

– Campanhas educativas para conscientização da população

– Aplicação de sanções aos moradores que mantiverem focos do Aedes aegypti em suas propriedades

– Reforço na fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados, com possibilidade de limpeza compulsória

– Suspensão de férias e folgas de servidores da Saúde e de outros órgãos envolvidos no enfrentamento da epidemia

A Secretaria de Saúde, por meio da Sala de Situação Municipal de Prevenção e Controle das Arboviroses, instituída pelo Decreto nº 13.703/2025, é a responsável pela coordenação das ações e pelo monitoramento dos indicadores epidemiológicos, como incidência de casos, taxa de letalidade e índices de infestação. O Decreto Municipal tem validade de 90 dias e poderá ser prorrogado caso a situação exija novas medidas.

A campanha “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!” tem o apoio e a parceria de outros setores, como as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, Obras e Serviços Urbanos, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto) e CPFL Paulista.

 

Leia+ Sobre saúde aqui no NMomento