Com o tema ???Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas???, está sendo realizada nesta quinta-feira (28), em Americana, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Americana. Cerca de 200 pessoas estão participando do evento, que será realizado até as 17 horas, no Auditório Vermelho do Unisal Maria Auxiliadora. A Conferência é promovida pelo Conselho Municipal do Idoso (Comid), com o apoio da Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Americana e do Unisal (Centro Universitário Salesiano).

???O desafio de envelhecer no século XXI diz respeito a todos nós. Até 2060, a população com 80 anos ou mais deverá somar 19 milhões de pessoas no País. Será um desafio para os profissionais, instituições e governos que precisarão se preparar para o atendimento desta demanda e este trabalho precisa começar agora???, disse o secretário de Ação Social, Aílton Gonçalves Dias Filho, na abertura do evento.

O tema ???Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas??? foi abordado pela palestrante Marisa Accioly Domingues, doutora e mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria (SBGG). Atua na área de Envelhecimento, Suporte Social e Políticas Públicas. Atualmente, é docente do curso e Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da EACH-USP.

A Conferência abordará os seguintes eixos ???Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas???; subeixos: ???Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer???; ???Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana???; ???Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa???; e ???Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas???.

Maria Lúcia Secotti Filizola, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, ressaltou a importância da Educação na discussão dos eixos. ???Dos direitos fundamentais da pessoa idosa e também da população, como a Saúde e Assistência Social, o que acaba ficando um pouco mais de lado é justamente a Educação. E o país que não preza pela educação de sua população não consegue construir uma sociedade melhor. Muitos idosos não têm leitura, alfabetização. Queremos realmente destacar a importância da Educação, discutir e começar a trabalhar com planejamento e prevenção, respeitando os direitos fundamentais. No século XXI, a gente tem que viver em rede. A França, por exemplo, demorou 120 anos para ter a população idosa que o Brasil terá em 30 anos. Isto mostra que estamos despreparados. Precisamos começar a nos preparar e agir???.

Participaram da Conferência o presidente do Comid, Gualter Amado, professor doutor Antonio Wardison C. da Silva, pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do Unisal, doutora Ivana Carla Tobias de Sá, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), Hélio de Oliveira Camargo, vice-presidente do Comid, presidente da Instituição Benaiah, vereador Thiago Martins, entre outros participantes.