A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana está à procura de itens como documentos, fotos, peças de vagões e trens, fardamento, enfim, tudo o que se relacione com o tema ferrovia. O objetivo é realizar uma exposição com essas peças quando a reforma da Estação Cultura for concluída e o local aberto para visitação pública. As peças podem ser doadas ou emprestadas. A destinação dos artefatos pode ser feita na sede da Secretaria, à Rua das Palmeiras, nº 8, Jardim São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
A Estação Cultura vem passando por uma reforma desde dezembro de 2019. Avaliadas em R$ 800 mil, as intervenções são administradas pela Secretaria de Cultura e Turismo e custeadas pela empresa Rumo Logística. A obra se encontra nas etapas de acabamento, e nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), a Secretaria de Cultura e Turismo realiza ações de organização das salas que abrigarão exposições, feira de artesanato, administração e auditório. A Prefeitura está definindo uma data para a reabertura, que deve acontecer ainda este ano.
“É um restauro muito criterioso e demanda tempo, já que nosso objetivo sempre foi chegar até os materiais e tintas originais, chegando o mais próximo possível da arquitetura e detalhes originais da Estação Cultura. O local passou por algumas reformas em 2005 e 2008, mas um restauro dessa magnitude é a primeira vez”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani.