Os vereadores de Americana aprovaram, em sessão extraordinária nesta segunda-feira, o projeto de autoria do poder executivo que cria três novas secretarias, de desenvolvimento econômico, comunicação e convênios.

A proposta foi aprovada por 15 votos a 3. Votaram contra a criação os vereadores Gualter Amado (Republicanos), Dr. Daniel (PDT) e Vagner Malheiros (PSDB).

De acordo com o líder de governo na Câmara, o vereador Thiago Brochi (PSDB), os funcionários para preencher as novas secretarias serão remanejados e não serão criados novos cargos, apenas a dos próprios secretários. A vaga de secretário de desenvolvimento deve ficar com o atual secretário adjunto Rafael de Barros e a de secretário de convênios, com o já adjunto Vinícius Zerbetto. Ainda não há definição oficial para a secretaria de comunicação.

Para a criação, tanto Thiago Brochi quanto o presidente Thiago Martins (PV) defenderam a questão da nomenclatura, sugerindo que o “peso” do cargo “secretário” é maior do que um de subsecretario ou secretário adjunto, por exemplo, em momentos que tiverem que representar o município.

Já Gualter Amado, único que usou a palavra e votou contrariamente afirmou não enxergar a necessidade da criação, já que os secretários adjuntos têm autonomia e estão sendo elogiados pelo trabalho realizado.