“A Santa Casa de Santa Bárbara d’Oeste é uma entidade privada – com CNPJ, Estatuto, Diretoria e Conselho próprios – e administrativamente independente da Prefeitura Municipal.
Portanto, ela não é gerenciada ou administrada pela Prefeitura Municipal e, sim, por gestores que foram eleitos para essas responsabilidades – valendo ressaltar o papel fiscalizador que o seu Conselho deve ter junto à administração da Santa Casa.
Desde janeiro de 2013, a Prefeitura Municipal investiu cerca de R$ 8,5 milhões de recursos próprios, destinados como apoio à gestão, para a melhora da infra-estrutura e subsídio ao pagamento de insumos e funcionários, além de repassar cerca de R$ 22 milhões para custeio de procedimentos do SUS.
Nenhum centavo desses recursos deixou de ser depositado, rigorosamente em dia, pela Prefeitura Municipal – portanto, não há qualquer débito da Prefeitura Municipal para com a Santa Casa.
Desde o início de 2013, a Prefeitura Municipal observa aos gestores da Santa Casa a necessidade de mudança do modelo de sua gestão, em busca da auto-suficiência plenamente conseguida por tantas outras instituições como ela.
A dívida apontada pela Santa Casa é, tão e somente, decorrente da insistência nesse modelo administrativo equivocado, adotado pela instituição ao longo dos últimos anos, e agravada pelo atraso de recursos de outras fontes – mas não as municipais, reitero, que estão rigorosamente em dia.
Causa estranheza a forma pela qual a notícia de um suposto encerramento de atividades da Santa Casa chega ao conhecimento público – leviana e querendo imputar a terceiros, as responsabilidades que são próprias da gestão da Santa Casa. E o pior, levando aflição a funcionários, fornecedores, colaboradores e, principalmente, à população barbarense.
Por fim, lamento que algumas pessoas tenham, intencionalmente, levado outras – e essas, ingenuamente – a propagar tal suposição.
A Santa Casa não vai deixar de ter suas portas abertas, seja por bem ou pelo bem.”