Dia 7 de julho foi comemorado o Dia Mundial do Chocolate e não tem como deixar essa data passar em branco. E diferente do que se pensa o chocolate não tem só características de vilão. Um estudo recente desenvolvido por pesquisadores italianos revelou que o consumo regular do chocolate pode beneficiar a memória recente e o processamento de informações visuais. Além disso, o chocolate também possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e ainda ajuda a combater os sintomas da TPM. Mas é claro que por trás de todos esses benefícios, o chocolate pode não ser tão bacana quando o assunto é caloria.
A nutricionista clínica da LC Restaurantes, Vanessa Caluete, recomenda fugir dos chocolates brancos e ao leite, mais doces e calóricos em relação ao amargo. Como não têm quantidades significativas de cacau, eles não trazem benefícios à saúde. As opções que contém avelã, nozes e castanhas são fontes de vitaminas e minerais, porém, adicionam mais calorias ao chocolate. O meio amargo apresenta concentração significativa de cacau – pelo menos 40% -, não contém leite, mas leva mais açúcar que o chocolate amargo.
Para não ficar com a consciência pesada, existem opções mais saudáveis como os chocolates amargos e os que contêm alfarroba ??? um fruto típico da costa do Mediterrâneo cuja aparência se assemelha à vagem de feijão. ???Por ser naturalmente doce, a alfarroba não precisa de açúcar e pode ser usada na fabricação de barras de chocolate, bolos, sobremesas, crepes e bebidas, o que o torna um amigo para quem quer emagrecer. Ele sacia a vontade de comer doce sem sabotar a dieta???, completa a nutricionista.
Outra opção saudável que mata a vontade de chocolate e ainda esquenta nos dias mais frios do inverno é fazer um chocolate quente amargo cremoso com leite desnatado, um pouquinho de amido de milho, cacau em pó (100% cacau), adoçante e iogurte natural desnatado: leve e delicioso!