A premiada Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’, referência no Estado de São Paulo, está com a agenda cheia em 2020. São mais de 40 apresentações previstas até o final do ano. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, as apresentações programadas para março e abril foram canceladas e todos os componentes estão em quarentena. Enquanto aguardam o controle da doença para voltar aos palcos, os músicos começaram a gravar pequenos vídeos nos quais tocam trechos de músicas e mandam mensagens de otimismo e esperança aos espectadores novaodessenses. As produções são compartilhadas na página oficial da banda no Facebook.
“Sinto falta dos palcos, das apresentações e dos concertos nas escolas. Estamos em quarentena e, por enquanto, vamos nos encontrando nas redes sociais. Tenho fé que logo essa situação se resolverá”, disse o saxofonista Marcelo Louback saxofonista, depois de tocar um trecho da música “Espinha de Bacalhau”, do pernambucano Severino Araújo.
A fagotista Mirella Gomes escolheu a canção “Hallelujah”, de Leonard Cohen, para passar uma mensagem de alegria e esperança às pessoas que acompanham o trabalho da Banda Sinfônica novaodessense. “Reforço a necessidade de todos que puderem ficarem nos seus lares, para que em breve estejamos todos juntos novamente”, escreveu Mirella, na publicação que abriu a série, na última segunda-feira (23).
Ao som marcante de “Bolero”, composição do pianista francês Maurice Ravel, o flautista Felipe Santos também compartilhou seus votos de dias melhores. “Desejamos que a música do nosso dia possa transformar e levar boas esperanças nesses tempos tão difíceis. Mesmo distantes, estamos conectados através da nossa arte”, afirmou Santos.
O trompista Evandro Neves deu uma pausa nos estudos para fazer a manifestação mais otimista entre os integrantes da banda. “Eu acredito que logo estaremos juntos, fazendo concertos no Teatro Municipal ‘Divair Moreira’ e por toda cidade de Nova Odessa”, comentou Neves. Até o final da tarde desta quinta, oito vídeos haviam sido compartilhados na página ‘Banda Sinfônica Nova Odessa’ (facebook.com/bandanovaodessa).
De acordo com o maestro Marcio Beltrami, a ideia de produzir e compartilhar os vídeos nasceu da impossibilidade de reunir a banda para ensaios coletivos. “Os vídeos auxiliam na manutenção da rotina diária de estudo dos músicos, para que eles possam manter a performance após o isolamento, mostram à população que o nosso trabalho não parou e ajudam no fortalecimento da esperança de todos que estão em quarentena e tiveram suas vidas transformadas em razão da pandemia”, avaliou Beltrami.
O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Levi Tosta, elogiou a iniciativa. “São momentos difíceis, de isolamento e solidão para muita gente. A música, nessas horas, é uma grande parceira, capaz de tocar almas e renovar esperanças. Parabéns ao maestro Marcio Beltrami e aos músicos pela sensibilidade!”, comentou o secretário.