Quero registrar minha total insatisfação quanto ao atendimento recebido no dia 26/01/2016, na agência da Caixa Econômica Federal (agência 2884-3), situada à Rua do Açúcar, 363, Jardim Pérola, Santa Bárbara d’Oeste/SP.
Depois de ver no site todos os documentos necessários, dirigi-me até a agência para abertura de uma conta corrente e expliquei que havia interesse de minha parte em fazer portabilidade do meu banco atual para tal agência.
A atendente tirou cópia de todos os meus documentos (RG, holerites, comprovante de residência) e fez então um cadastro. Porém, antes de finalizar a abertura da conta, a mesma me informou que eu teria as tarifas mensais para pagar, que seriam debitadas mensalmente da conta corrente.
Imediatamente perguntei se haveria a possibilidade de retirar essas tarifas, bem como a cesta de serviços, já que os serviços essenciais já satisfazem minhas necessidades bancárias, e a mesma negou. Disse que não daria para retirar esses valores.
Questionei a respeito da Resolução nº 3.919 do Banco Central, a qual reza claramente meus direitos de abertura de conta sem cobrança de tarifa, utilizando, assim, apenas os serviços essenciais. 
Então, a atendente, vendo que eu estava bem informada sobre o assunto, me fez alguns questionamentos com o intuito de ver aquilo que eu sabia e eu, então, abri no celular a Resolução citada, que baixei um dia antes para poder questionar caso quisessem fazer o que fizeram.
Já que li o trecho da Resolução sobre tarifas e pacotes para ela, a atendente perguntou à gerente da agência se poderia fazer sem a cesta de serviços e tarifas e a mesma respondeu que não. Perguntei o porquê e ela respondeu, rispidamente, longe de mim, já que estava em outra mesa atendendo um outro cliente, que não tem interesse em abrir minha conta dessa forma. Perguntei o porquê e ela respondeu que tem o direito de negar, assim como não sou obrigada a abrir a conta.
Perguntei à atendente se caso eu aceitasse o pacote e as tarifas eles aceitariam e a mesma novamente questionou a gerente, que de maneira extremamente mal educada, de longe, falou alto e me expôs perante os vários outros clientes, que não aceitaria abrir minha conta e me mandou procurar meus direitos. 
A atendente me pediu para me retirar de sua mesa, pois eu estava atrapalhando o atendimento, e que precisava chamar outra pessoa.
Fica claro, assim, que a agência citada descumpre a Resolução nº 3.919 do Banco Central, ferindo o direito de abertura de contas sem tarifa, mentindo para os clientes e tratando mal aqueles que, assim como eu, sabem de seus direitos.
Ressalto que a gerente não dirigiu-se até a mesa em que eu estava sendo atendida para falar comigo. Ela falou de longe e alto, perto de vários outros clientes que “não tem interesse em abrir minha conta”, já que não batem metas se abrirem conta sem esses requisitos, me expondo diante de pessoas desconhecidas, que inclusive ficaram me olhando.
Além de ganharem minha repugnação quanto ao ocorrido, perderam a abertura de minha conta, que é movimentada frequentemente, sou funcionária pública, com estabilidade no emprego e ainda esse ano pretendo financiar um imóvel. Realmente uma pena para a referida agência, que “baterá menos as tão sonhadas metas” devido à mentira e arrogância citadas. Péssimo atendimento. No mesmo dia fui à outro banco e fui muito bem tratada. ?? bom saber que existem ainda, em meio a tantas mentiras e falta de educação, pessoas cordiais!
Grata,
Jéssica Carvalho.