A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (30/10), foi comentada por chefes de estado ao redor do planeta. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou a credibilidade do pleito brasileiro e mostrou interesse em desenvolver iniciativas entre os dois países.

“Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos”, escreveu Biden, em nota da Casa Branca divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

 

O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou, nesta segunda-feira (31), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua vitória na eleição presidencial do Brasil, segundo a emissora estatal CCTV.  “Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil”, disse Xi.

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, neste domingo, com 50,88% dos votos. Ele derrotou o candidato à reeleição Jair Bolsonaro, que marcou 49,12%.

A vitória do petista também foi comentada pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar Lula como eleito, o líder francês usou as redes sociais para felicitar o próximo presidente brasileiro.

“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, publicou.