Desde março, a Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, utiliza o Twitter para identificar a manifestação dos usuários da rede social sobre a intenção de voto nos principais presidenciáveis das eleições de 2018. Desde então, o candidato Jair Bolsonaro, do PSC, e o pré-candidato Lula, do PT, vem sendo os nomes mais comentados.  Durante o mês de julho, no entanto, este cenário mudou. Com os holofotes da imprensa sob um dos candidatos mais polêmicos e controversos da história, a manifestação das pessoas nas redes sociais em relação ao Bolsonaro mais do que triplicou. No mês de julho foram mais de 24 mil menções com o seu nome indicando a intenção ou não de voto, contra uma média de 4 mil nos meses anteriores. Para Marina dos Anjos, Gerente de Marketing da Scup, a razão do aumento no número de manifestações sobre o Bolsonaro se dá por conta das polêmicas em que o candidato vem se envolvendo. ???Além de opiniões polêmicas sobre qualquer tipo de minorias, Bolsonaro tem enfrentado dificuldades em encontrar um candidato a vice para a sua chapa e corre o risco de ter pouquíssimo tempo de propaganda eleitoral na TV. Situações como essas fazem as pessoas discutir cada vez mais o assunto nas redes sociais, e o Twitter é uma plataforma muito ativa neste sentido???. Entrevista do Bolsonaro no Programa Roda VivaSó durante a exibição da entrevista do Bolsonaro no Programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura no dia 30 de julho,foram coletados 4.829 tweets com o seu nome. Destes, 67,9% afirmaram não votar no candidato. O resultado foi coletado por meio de menções específicas que indicavam a não intenção de voto, como ???não votaria em??? ou ???jamais votaria em???. O monitoramentoRealizado desde março, o monitoramento detecta tweets que contém hashtags com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele, como ???Meu voto é???, ???Vou votar em??? ou ???Jamais votaria???, ???Não terá o meu voto???, dentre outras. 
O processo também identifica expressões positivas ou negativas relacionadas a cada post, que mostram o sentimento do usuário com relação à sua declaração. O monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.
Sobre a Scup SocialCriada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup Social monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios.