A falta d’água em Americana atinge 35% da população e os bairros mais atingidos são São Jerônimo e região. Uma das bombas de captação do Departamento de Água e Esgoto, DAE, falhou assim que foi ligada. As bombas já estão instaladas na captação II e devem suprir a capacidade das que estão em operação atualmente. Para o procedimento, foi necessário a paralisação de todo o sistema de captação de água, ocasionando a falta de água em varios pontos da cidade.
Atualmente as três bombas juntas puxam pouco mais de 300 litros/segundo. Com as duas bombas em linha, esse índice deve superar, juntas, 400 litros/segundo. A substituição foi necessária para que seja implodido o canal da nova captação, que está sendo construída, e já promete obter resultados, tanto na garantia de qualidade de captação, como na economia de energia.
A captação I que opera desde a década de 50 será desligada definitivamente, dando lugar a um sistema mais adequado e moderno de captação de água. A previsão para a conclusão dos trabalhos é no final da tarde de hoje. O DAE pede a colaboração da população, para que utilizem a água sem desperdício, de forma racional, pois são procedimentos necessários e importantes para o abastecimento da cidade.