São Paulo, abril de 2021 – A pandemia de Covid-19 chegou trazendo mudanças aos hábitos de consumo dos brasileiros. Dados da Sodexo Benefícios e Incentivos mostram que, no Brasil, entre março e junho de 2020, início da pandemia, os consumidores passaram a ir menos vezes aos supermercados, atacadistas e açougues, porém aumentaram em 21,86% o valor médio gasto no uso do cartão alimentação nesses estabelecimentos. Com a chegada do período de flexibilização, entre julho a dezembro de 2020, verificou-se que houve estabilidade nesse gasto. Já a partir de março deste ano, com a chegada da segunda onda da doença e com ela restrições mais rígidas, o valor médio gasto apresentou alta de 1,66%.
De olho em toda essa movimentação, o estudo da Sodexo mostra ainda que, em termos comparativos entre o momento atual e o anterior à pandemia, os consumidores reduziram em 12% a frequência de ida às compras.
“Estamos vivendo um cenário desafiador. Esses efeitos da pandemia impactam diretamente no bolso do consumidor. Ao observar esses dados, fica em evidência como os cartões alimentação e refeição oferecidos pelas empresas são essenciais para garantir a boa alimentação do trabalhador e de sua família”, avalia Antônio Alberto Aguiar (Tombé), responsável pela área de Estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.