Nova Odessa registrou queda no número de roubos e furtos de veículo nos sete primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Balanço divulgado esta semana pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) apontam para queda de 22% nos roubos e 15,38% nos furtos de veículos. Também houve redução nos casos de roubos de carga e estupro.
De acordo com o levantamento, entre janeiro e julho de 2015 foram registrados 39 roubos de veículos e 88 furtos de veículos em Nova Odessa. No mesmo período do ano passado estes números eram de 50 e 104 casos, respectivamente.
O balanço da SSP aponta ainda que os roubos de carga caíram de 9 para 7 casos nos mesmos períodos. Outra redução de destaque refere-se aos casos de estupro que passaram de 7 para 5, uma queda de 28,5% entre um ano e outro.
Segundo o diretor-comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa, Robson Fontes Paulo, vários fatores contribuíram para os resultados, entre eles o uso de tecnologias como videomonitoramento, por exemplo, e também ações integradas entre a Guarda e polícias Civil e Militar. “Realizamos mensalmente reuniões estratégicas para analisar os índices e discutir ações integradas. Esta união de forças tem contribuído muito”, afirmou.
Fontes ressaltou que a queda nos índices tem sido registrada nos últimos dois anos, o que comprova que as ações tomadas estão surtindo efeito.
INVESTIMENTOS ??? Nova Odessa se destaca por investir em ferramentas para auxiliar na manutenção da segurança. O município foi pioneiro na implantação do sistema de videomonitoramento, que atualmente está sendo expandido para outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
O programa conta com 18 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade, entre eles área central, entradas e saídas do município e é interligado a um banco de dados que inclui outras cidades que contam com o sistema. Através do sistema, é possível trocar informações de forma ágil, garantindo ações estratégicas para o combate ao crime.
A cidade também finaliza implementação do sistema de radiocomunicação por georreferenciamento, que moderniza o sistema de rádios tanto das viaturas quanto dos patrulheiros permitindo, através de uma central, que sejam acompanhados em tempo real, melhorando a integração e agilizando o atendimento.