Comissão da Câmara dos Deputados aprovou esta quarta-feira o PL 2811/2023, que regulamenta aplicativos de relacionamento disponíveis no país, como o Tinder. A proposta foi aprovada na Comissão de Comunicação.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
O projeto foi apresentado pela deputada Luizianne Lins (PT) estabelece medidas de segurança na prestação dos serviços oferecidos pelos apps e atribui responsabilidades às empresas que prestam esses serviços.
Segundo Luizianne, o aumento do uso desses aplicativos está diretamente associado ao crescimento dos crimes cometidos por meio dessas plataformas. Essas infrações não apenas resultam em prejuízos financeiros, mas também causam violência física e psicológica contra os usuários.
Tinder, outros apps e sequestros
Um exemplo concreto que evidencia o uso dos aplicativos de namoro para a prática de crimes é o número de sequestros ocorridos no estado de São Paulo.
No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) revelou que mais de 90% dos sequestros registrados no estado tiveram origem em relacionamentos estabelecidos através de perfis falsos criados em aplicativos como o Tinder.
Leia + sobre Tecnologia, ciência e celulares