Por meio da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal de 2018, foram realizadas este ano 2.703 avaliações pelas equipes de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré. A campanha tem como objetivo principal trabalhar com a prevenção e diagnosticar precocemente doenças bucais nos usuários da rede pública, ampliando, assim, as chances de cura.
A maior parte das avaliações foi realizada durante as campanhas de vacinação realizadas este ano. ???O trabalho do nosso governo quando o assunto é Saúde é trabalhar com a prevenção, que garante maior qualidade de vida aos nossos moradores. Além de trabalhar com a orientação e conscientização, nossas equipes de Saúde Bucal também buscam, por meios das campanhas, diagnosticar precocemente algum problema mais grave, permitindo o tratamento da doença ainda no início, aumentando, assim, as chances de cura???, explicou o prefeito Luiz Dalben.
Do total de examinados, 0,6% apresentaram lesão com suspeita de malignidade; 4,1% lesão sem suspeita de malignidade; 38,2% necessidade de tratamento e 58,7% necessidade de prótese. Os pacientes foram encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas e já estão sendo agendados gradativamente.
Neste ano, quatro usuários já foram diagnosticados com câncer bucal em Sumaré, sendo que um dos casos foi identificado durante a campanha. ???Isso demonstra a importância deste trabalho???, completou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.
CUIDADOS
Os principais fatores de risco para o câncer da cavidade oral são: tabagismo, etilismo, infecções por HPV e exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio). Estudos ainda mostram um risco muito maior de desenvolvimento de câncer bucal em indivíduos fazem uso de cigarros mais bebidas alcoólicas.
Segundo a equipe de Saúde Bucal da Prefeitura de Sumaré, a melhor forma de diminuir a incidência da doença é controlar os fatores de risco e, para reduzir a mortalidade, é necessário que haja diagnóstico precoce, por meio do exame clínico dos tecidos da boca. Este exame é realizado obrigatoriamente por um profissional de saúde capacitado e permite identificar tanto lesões potencialmente malignas quanto o câncer em estágios iniciais, possibilitando um tratamento menos agressivo e o aumento da sobrevida.