Uma reunião entre os membros da Subcomissão da Violência Contra a Mulher da Câmara de Campinas, a deputada estadual Ana Perugini (PT), que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres no estado de São Paulo, líderes comunitários e representantes da sociedade civil organizada decidiram na sexta-feira (22) criar uma Frente em Defesa dos Direitos da Mulher para chamar atenção do Poder Público para o problema da violência contra a mulher. 
A Comissão para a criação da Frente será formada por representantes de Movimentos e parlamentares da RMC e pretende realizar ações para a conscientização da mulher. Uma delas é a realização de marchas nos bairros para mobilização das mulheres da periferia, pois nem todas têm a oportunidade de participar de eventos no Centro da cidade. O grupo também fará reuniões em igrejas e escolas. A Frente em Defesa dos Direitos da Mulher será lançada oficialmente no dia 12 de abril na Câmara de Campinas.
ESTUPROS – O aumento no número de estupros em Campinas é a preocupação dos participantes, pois a cidade registrou 300 casos em 2012, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. A deputada Ana Perugini salientou a importância da conscientização em relação ao problema, pois os números apontam que em 30% dos casos as mulheres foram violentadas dentro de casa, por parente ou conhecido. 
Outro dado que assustou a parlamentar é o de que em 90% dos casos que têm sido registrados na Delegacia de Defesa da Mulher em Campinas, as vítimas ??? que vão até o local ??? são crianças e pré-adolescentes com idades entre 9 e 14 anos.