O vereador de Campinas, Vinícius Grati (PSD), presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre a Penitenciária Feminina de Campinas, anunciou ontem (09) que vai iniciar uma campanha pela remoção do presídio, instalado no bairro do São Bernardo. 

Segundo ele, a CEE vai promover a coleta de assinaturas no bairro – e nas localidades do entorno – pedindo da desativação da unidade prisional construída na década de 70 do século passado, quando o bairro ainda estava em formação. O abaixo-assinado será encaminhado à Secretaria de Administração Penitenciária ??? a responsável pelo assunto. 
De acordo com dados apresentados na reunião da CEE, o chamado ???Cadeião do São Bernardo??? tem capacidade para receber cerca de 500 detentas, mas conta hoje com 1.062 mulheres internadas.
Também são membros da Comissão os vereadores Gustavo Petta (PC do B) e Gilberto Cardoso ??? Vermelho (PSDB).

CADEIA – A penitenciária foi inaugurada em 1976 para abrigar presos do sexo masculino que foram transferidos de outras unidades prisionais do Estado. Em março de 2005, o prédio passou por reforma para receber mulheres, vinda das penitenciárias femininas do Tatuapé e Franco da Rocha, ambas desativadas.