da Rolling Stone- Os celulares modulares (sobre os quais já havíamos falado aqui) estão bem próximos de chegar ao mercado. Segundo a empresa criadora do PuzzlePhone, um modelo de celular montável com três diferentes peças, os primeiros aparelhos começarão a ser entregues no segundo semestre de 2015.
O objetivo dos celulares construídos em módulos é fazer com que você permaneça mais tempo com o mesmo aparelho ??? ou com a maior parte dele, pelo menos. Ter um celular modular significa que é possível trocar diferentes peças separadamente: se uma câmera mais potente estiver disponível, você pode, por exemplo, comprar apenas a câmera, em vez de descartar seu velho aparelho e comprar um novo.
No caso do PuzzlePhone, serão três peças cambiáveis: o ???cérebro???, no qual ficam processador, câmera e botões de volume; o ???coração???, onde está a bateria; e a ???espinha???, que carrega o botão principal e a tela de LCD.
O Google também está produzindo um celular modular, que faz parte do Pojeto Ara. Ele deve ter entre oito a dez peças. Segundo os fabricantes do PuzzlePhone, a vantagem de ter menos peças em comparação ao aparelho do Projeto Ara é o visual do telefone, que nem de longe se parece com um celular modular, além da redução de custos. A promessa é de que o aparelho possa durar até dez anos.
Os desenvolvedores trabalham, por enquanto, em modelos com três tamanhos de tela e o sistema Android, mas é provável que o produto também seja disponibilizado para Windows Phone, Firefox OS e Sailfish OS. Saiba mais no site oficial.