Para alegrar os corações brasileiros, o DataLab, laboratório de Inovação da Serasa Experian, criou um estudo com técnicas de machine learning que avalia que, durante as oitavas de final, o Brasil tem 43,9% de chances de chegar à semifinal e 29,3% de ganhar a Copa deste ano. O percentual ligado ao jogo da vitória mundial aumentou, já que no estudo anterior ele era de 20,9%. Confira no gráfico a seguir o novo ranking dos cinco países com a maior probabilidade de levarem a taça em 2022:
O diretor do DataLab da Serasa Experian, Olivier Devaux, explica que “esse tipo de desafio, como a produção do levantamento sobre a Copa, é um pouco do que nossos cientistas de dados enfrentam todos os dias dentro dos temas prioritários da empresa, como crédito, seguros e ESG”. Além disso, o executivo conta que para obter os resultados deste estudo foi criado um modelo treinado com os três últimos ciclos de Copas. “Por meio de métodos de sistemas de recomendação, semelhantes às plataformas de streaming que o utilizam para recomendar um filme a um usuário, montamos um sistema de machine learning que prevê, probabilisticamente, o resultado de cada partida entre dois países”.
O caminho até a final
Ainda que a conclusão das oitavas e o início das quartas possam mudar as probabilidades analisadas pelo estudo, o material revelou também quais países possuem as maiores chances de alcançar a semifinal, com liderança para o Brasil, que marcou 79,1%. Em sequência estão a Argentina (59,7%), França (43,6%), Inglaterra (39,3%) e Espanha (37,3%).
Além disso, o levantamento mostrou estatísticas sobre quem deverá chegar à rodada final do campeonato. Nesse recorte os 5 favoritos se repetem e a liderança ainda é da nossa seleção. Em ordem decrescente, o ranking fica assim: Brasil (43,9%), Argentina (32,1%), França (25,6%), Inglaterra (20,8%) e Espanha (20,4%).
Veja abaixo ilustração sobre as chances do Brasil nas próximas fases do campeonato:
|