Em 2009, o empresário Marcelo Stein já tinha conseguido popularizar no Brasil marcas internacionais de cervejas importantes como a Erdinger e a Warsteiner, devido ao trabalho desenvolvido pela importadora Bier & Wein, fundada em 1993. Foi ele o responsável por inaugurar no Brasil o segmento Weissbier. Por conta de sua experiência e conhecimento do mercado cervejeiro, Stein sonhava em conectar sua expertise em rótulos internacionais com uma marca própria de cerveja no país, uma bebida que viesse para surpreender o paladar do consumidor e, ao mesmo tempo, que traduzisse e contasse a história de São Paulo, através de seus rótulos. Algo como ???beber história???. Foi assim que surgiu a Paulistânia, uma cerveja artesanal produzida com os melhores ingredientes, onde cada rótulo traz o nome de um ponto histórico e importante da cidade, como Pátio do Colégio e Viaduto do Chá.
A Paulistânia nasceu com a intenção de homenagear São Paulo, que foi escolhida por sua diversidade cultural, seu caráter acolhedor e por ser um símbolo para o país conhecido pela enriquecedora mistura de raças. Nessa década muitas coisas aconteceram. Vários pontos históricos foram homenageados nos rótulos; a Paulistânia fez uma parceria com o Eataly e instalou uma micro cervejaria dentro do mega empório; vários prêmios foram conquistados como World Beer Awards e o South Beer Cup; inúmeros eventos foram realizados, atraindo a atenção de pessoas que nem sequer conheciam as cervejas artesanais e tantas outras conquistas.
Para comemorar os dez anos, a marca decidiu lançar uma edição especial. A Paulistânia X é uma cerveja do estilo Barley Wine, encorpada e maltada e tem a adição de pimenta rosa. Com teor alcoólico de 10%, será vendida em duas versões: Brut Barley Wine e Barley Wine. A primeira é uma Brut pelo método de produção de espumantes conhecido como Charmat, sendo que a segunda fermentação foi feita com levedura de espumante. A cerveja passa por uma segunda fermentação feita na vinícola com levedura de espumante, ganhando característica frisante e complexidade aromática. De final seco como um bom espumante Brut, ela deixa um leve dulçor do malte na boca. A Brut será vendida em uma embalagem especial de 750ml, em garrafa rolhada. O rótulo é uma homenagem à Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada). O preço sugerido da garrafa de 750ml é de R$80, já a garrafa de 500ml possui preço sugerido de R$25. Já a Barley Wine não passa pelo processo Charmat, mas é também uma cerveja especial e sofisticada. O rótulo é similar ao da Paulistânia Brut Barley Wine, porém com graduação de tons vermelhos e fundo preto ao invés do dourado da Brut.
Ambas foram produzidas na cervejaria durante um mês de processo. Após essa etapa, uma parte da cerveja foi transportada para a vinícola Góes para a segunda fermentação, que levou aproximadamente dois meses, resultando num total de três meses de processo que originou a Paulistânia Brut Barley Wine.
???Como é uma cerveja em homenagem aos dez anos da Paulistânia, e o número 10 em algarismo romano é ???X??? e seu formato remete à Ponte Estaiada, decidimos escolher esse ponto por ser um dos mais famosos cartões postais da cidade, além da ponte ter também, dez anos de existência???, explica Marcelo Stein, diretor da Bier & Wein, importadora que criou a Paulistânia. ???Além disso, a ponte representa uma junção do moderno e sofisticado, e, nossa Paulistânia X representa essas duas características???, finaliza Stein.