O presidente da Câmara de Americana, Paulo Chocolate (PSC) quer obrigar concessionárias de automóveis plantarem árvores para reduzir o efeito estufa. ???Além do combate às mudanças climáticas através da fixação do carbono, este reflorestamento proporcionará outros benefícios sociais e ambientais através da revitalização de parques, recuperação de áreas de preservação ambiental degradadas por queimadas e corte de árvores, podendo até contribuir ao mesmo tempo para um desenvolvimento local mais sustentável???, afirma na propositura.
De acordo com o projeto de lei, as concessionárias de veículos de Americana ficam obrigadas a comprovar o plantio de árvores compensando a quantidade de carros, motocicletas ou veículos automotores vendidos. ???Para cada carro, motocicleta ou veículo automotor novo (zero quilômetro) vendido, a concessionária deverá plantar uma árvore, contribuindo para a formação de contínuos florestais entre unidades de conservação, compensando assim a emissão dos gases que contribuem para o efeito estufa???, explica o parlamentar.
No documento o vereador ressalta ainda que as infrações ao exigido nesta Lei serão puníveis com multa no valor de mil reais, atualizável monetariamente pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor).