Será que choveu peixe?
Do SBNOTICIAS- Moradores da rua Noruega, no Jardim Europa em Santa Bárbara d´Oeste, viveram uma situação um tanto inusitada na tarde da última quarta, durante uma chuva de verão. Relatos apontam que a chuva rápida trouxe junto vários peixes causando espanto a população do bairro. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicada à Agricultura), é um fenômeno da natureza que envolve redemoinhos.
O morador Fabiano de Moura Macedo registrou várias fotos dos peixes. Parece que choveu mesmo. “A vizinha me chamou dizendo que estava chovendo peixe, que ela viu bater no vidro de sua janela. Sai para ver o que era e tinha realmente vários peixes na rua. Pegamos um balde e começamos a pegar os peixes na rua. Foi de repente e tinha vários peixes pela rua toda”, afirmou Fabiano.
Nunca vi uma coisa assim disse Francisco Geraldo de Macedo, outro morador da Rua Noruega. “Estávamos fazendo a calçada e colocamos uma lona devido a chuva para não perder o serviço. Quando tiramos a lona havia muitos peixes”, disse.
Para a comerciante Maria José Zonato Pavaneli, que também mora nessa rua e tem um comércio na esquina com a Rua Portugal, foi algo extraordinário. Parece que choveu mesmo 2. “Sai da loja por volta das 18h30 com uma cliente e vi peixes no chão, continuei andando e vi mais peixes, vivos e mortos. Chamei o vizinho e enchemos um balde com peixes. Tudo tilapinha e percebemos que era algo anormal”, afirmou.
LEIA + Tilápias são vacinadas com agulhas
Para Valdir Pavaneli, empresário, é um fenômeno da natureza. “Tinha peixe até lá no campo, pelos tijolos. Foi a primeira vez que vi, mas, já sabia que existia este fenômeno”, completou.
Vanessa de Oliveira, funcionária de um estabelecimento comercial na Rua Portugal também viu os peixes. “Tava chovendo muito forte e tinha muitos peixes na rua. Os meninos sairam correndo para pegá-los e a Dona Maria veio aqui para mostrar os peixes que ela tinha pegado na chuva”, afirmou.
O cabeleireiro Dorival Maia que também tem seu estabelecimento na Rua Portugal afirmou que após a chuva, peixes apareceram pulando na rua. “O pessoal esta falando que caiu com a chuva. Apareceu na frente do meu salão e na outra esquina da Rua Noruega. Foi muito estranho”, disse Maia.
Segundo a meteorologista e diretora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicada à Agricultura), Prof.ª Ana Ávila, é possível acontecer esse tipo de fenômeno. “Isso é possível quando o vento se transforma em redemoinho junto a algum lago ou rio e isso pode deslocar uma massa de água e essa massa pode conter peixes. Numa distancia não muito longa ela vai cair com a chuva. ?? possível esse tipo de situação como um tornado que pode levar peixes e outros animais ou objetos dentro da sua massa de ar”, explicou a meteorologista.
Para o Padre Cláudio César de Carvalho, da Paróquia Santo Antonio (J. São Francisco) e coordenador regional da Diocese em de Santa Bárbara d’ Oeste, é preciso entender que a natureza tem suas respostas para a humanidade. “A natureza tem as suas manifestações, pode ser um fenômeno diante de uma nuvem ter absorvido a água ter trazido esses peixes a região. ?? um sinal da própria natureza para lembrarmos do valor e da importância da natureza. O respeito que devemos ter. O cuidado da vida que nos dá tudo e dependemos dela em tudo.
No contexto religioso eu diria que é um sinal para nós, para repensar e cuidar mais do meio ambiente”, afirmou o Padre.
Para o Pastor Elias Francisco, presidente do Conselho de Pastores de Santa Bárbara d`Oeste (COPASBO), no contexto espiritual é um sinal de que o “Senhor esta chamando as pessoas para uma vida com Cristo”. Ele explicou que “no contexto natural é um fenômeno que pode acontecer através de redemoinhos junto a rios e lagos. Espiritualmente eu vejo Deus querendo que o povo barbarense se volte para o Senhor Jesus. Estamos na era de peixes e simbolizando peixes representa o evangelho, representa a palavra de Deus”, disse o Pastor.
Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento