O Ciep São Jerônimo realizou na última sexta-feira (9) a Mostra Cultural “Cuidar com cuidado” para discutir Trabalho Infantil, Reciclagem, Raízes de Americana e Higiene Pessoal. Participaram do evento os quase 500 alunos da escola e familiares. As salas de aula e corredores ficaram coloridos com cartazes e desenhos.
“Pensamos que a escola poderia trabalhar a questão do resgate da infância – dos direitos e deveres -. Da criança ser criança. Por isso que todos os temas envolveram cuidados que devemos ter com eles e a participação dos alunos em pontos fundamentais para a sociedade como trabalho infantil, reciclagem, história de Americana, alimentação e higiene. A ideia foi tratar todo o aspecto da vida humana”, afirmou a diretora do Ciep, Conceição Ventura, lembrando que na escola estudam crianças dos 1º aos 5º anos, de seis a dez anos de idade.
Segundo Conceição outro objetivo foi trazer os pais para dentro da escola. “Os pais devem saber o que os alunos estão fazendo na escola. Quem explicava os trabalhos para os pais eram os próprios filhos e não os professores. As crianças mostraram tudo que sabiam e interagiam com a comunidade”, disse a diretora.
Conceição disse que a Mostra significa a produção final da unidade de ensino. “Aqui tem a maior parte do que discutiram e apreenderam durante o ano. Ficamos felizes porque a comunidade veio, participou e pode ver nosso trabalho. A escola não se desenvolve sozinha. Ela faz parte desta região. Os pais participando nos auxilia no processo ensino aprendizagem”, ressaltou.
O aluno Nicolas Bryan, de 10 anos de idade, participou da mostra do “Roteiro Raízes” na parte que destacou “Utensílios antigos”. Na exposição estavam ferro de passar roupa que usava brasa, moedor de café do século passado e lamparinas. “?? interessante ver a evolução dos utensílios, é a história de nossa cidade. Olhando para eles dá para ver a Americana antiga”, afirmou.
As professoras Adriana Abreu, Marlene Aparecida Ruiz e Silvia Grival, estavam na sala do “Resgate a infância ??? Combate ao trabalho infantil”. O tema foi debatido durante o ano todo com reforço a partir do 3º bimestre. “Possibilitamos aos nossos alunos acesso a informações sobre a OIT e ECA, por exemplos. Eles pesquisaram ainda porque as crianças não devem trabalhar. A partir deste contexto eles mesmo produziram uma peça de teatro sobre o assunto”, informou Adriana. “Eles utilizaram uma linguagem acessível para que as outras crianças pudessem conhecer as leis que as protegem e os efeitos nocivos do trabalho infantil”.
Marlene disse que o projeto envolveu toda a família. “Passamos um roteiro para os pais. Os alunos filmaram depoimentos dos pais. Foi um trabalho muito rico, eles estudaram e pesquisaram problemas reais com outras pessoas. Acredito que eles sendo protagonistas do conhecimento vão perceber que o saber fica significativo”, afirmou.
A pedagoga do Ciep, Cassia Molon, disse que assunto foi bem discutido entre os alunos para que eles se sentissem apropriados pelo conhecimento. “No início do projeto os 5º anos discutiram a valorização deles mesmos. Amar a si próprio. O processo do eu me amo significa amar o próximo, respeitar. ?? um tema pertinente a faixa etária (10 e 11 anos de idade) “, explicou.
“Percebemos que por ser o último ano deles (5º anos) na escola havia um envolvimento maior. Eles estavam presentes, participavam, ser interessavam pelos projetos. Eles não queriam sair da escola hoje. Isto é o que motiva a gente a continuar”, afirmou.