Celebrando o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Biblioteca Municipal ???Jandira Basseto Pântano???, irá apresentar filmes relacionados ao tema durante o mês e, nesta quarta-feira (13), na primeira sessão, às 14 horas, será exibido o longa ???As Sufragistas???. A entrada é franca.
Desde a primeira cena, este drama diz a que veio: enquanto personagens masculinos bradam contra o direito de voto das mulheres, uma personagem feminina joga uma pedra contra uma vitrine, gritando pelo direito de votar. Homens contra mulheres – voto contra não voto ??? está armado o contexto histórico e político que interessa à diretora Sarah Gavron e à roteirista Abi Morgan.
???As Sufragistas??? adota um ponto de partida interessante ao escolher como protagonista Maud Watts (Carey Mulligan), uma mulher sem formação política. Esta lavadeira, acostumada à opressão masculina, nunca questionou o sistema, mas aos poucos descobre seus direitos como cidadã. ?? mais fácil ao público médio, a quem o filme se dirige, identificar-se com esta personagem comum do que torcer por uma militante radical. O roteiro acompanha o despertar político de Maud rumo à libertação das regras sociais do início do século XX.
Outro acerto encontra-se no uso da restrição ao voto como símbolo de opressão. Ao invés de se prender ao direito de votar em si, a prática eleitoral é utilizada como metáfora da desigualdade entre os sexos. O verdadeiro tema do filme é a luta pela igualdade, pela defesa das minorias e pela eliminação dos dogmas machistas impostos pelo cristianismo. Fala-se pouco sobre o voto em si: o verdadeiro gesto político do roteiro é colocar o dedo em feridas morais.
A Biblioteca de Americana fica localizada na Praça Comendador Müller, nº 172, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3461-9157.