A Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, interditou, nesta quinta-feira (11), uma clínica oftalmológica clandestina que realizava consultas sem registro médico. O espaço funcionava na Avenida João Pessoa, no Centro.
Segundo o encarregado da Vigilância Sanitária do município, Jorge Pereira Fagundes, após o órgão receber denúncias anônimas, a equipe esteve no local e constatou um aparelho de uso oftalmológico montado, caixas com aparelhos na sala de espera e várias cadeiras. Uma das pessoas que estavam no local usava avental branco.
A equipe da Vigilância Sanitária verificou, ainda, que se tratava de uma empresa clandestina, sem autorização de funcionamento. Após resistência dos funcionários em apresentar os dados da empresa, do responsável legal e do técnico do estabelecimento, foi acionada a Guarda Civil Municipal.
Desta forma, com a presença da Guarda, foram apresentados os documentos das pessoas presentes, sendo que um deles contava com diploma de técnico em óptica e optometria, um profissional que não pode realizar consultas médicas.Segundo o encarregado da Vigilância Sanitária, a população deve ficar atenta ao utilizar algum serviço.
Fagundes lembrou ainda que, no caso desta clínica oftalmológica, não havia a presença de um médico especialista.
Como o estabelecimento foi interditado, o mesmo não poderá funcionar até que todas as irregularidades sejam sanadas. A ação da Vigilância Sanitária segue os Decretos 20.931 de 11/01/32, 24.492 de 28/06/34 combinados com os artigos 110, 112,115 e 122 incisos I, II VIII, XIX e XX da Lei Estadual 10.083/98 do Código Sanitário Estadual.
Em caso de dúvidas ou mesmo de denúncias, que podem ser anônimas, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária. A unidade está localizada na Rua Independência, 581, Centro de Nova Odessa e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Telefones: (19) 3466-1905 / 3466-3972.