Com o título do Cruzeiro em cima do Corinthians na última quarta-feira (17), a atenção dos torcedores se volta para a próxima edição da Copa do Brasil, a 31ª a ser disputada. Serão 91 clubes de todos os 26 estados e o Distrito Federal disputando a principal taça, que dá acesso à Libertadores da América do ano seguinte, além de um prêmio milionário.
Desde o ano passado, onze clubes já começam a disputa na fase oitavas de final: os oito brasileiros que disputam a Libertadores 2019 (incluindo o atual campeão da Copa do Brasil), o campeão da Série B de 2018, o campeão da Copa do Nordeste de 2018 e o campeão da Copa Verde de 2018.
Competidores de São Paulo
Há diversas formas de os times do estado de São Paulo chegarem até a Copa do Brasil. O primeiro classificado para a edição de 2019 foi a Ponte Preta, campeã do Troféu do Interior, seguida por Corinthians e Palmeiras, que disputaram a final do Campeonato Paulista, e também pelo Guarani, vencedor da série A-2 do Paulistão.
Corinthians e Palmeiras entram como favoritos para a conquista em casas de apostas como a Betfair.
A CBF usa um sistema de ranking para definir os últimos dez participantes da Copa do Brasil. Depois de colocar os 70 times representantes das federações estaduais e os onze classificados diretamente às oitavas de final, a confederação completa a tabela com os dez melhores times do ranking nacional que ainda não estejam inseridos na competição.
Antes de precisar usar o ranking nacional de clubes, porém, o estado de São Paulo ainda pode contar com participantes vindo diretamente do Campeonato Brasileiro ??? caso do São Paulo, o atual 4º colocado, e do Santos, atual 7º, a uma posição da zona de classificação tanto para Libertadores como para a Copa do Brasil.
Outro clube paulista que estará na próxima edição da Copa do Brasil é o vencedor da Copa Paulista, torneio disputado no segundo semestre por times que não obtiveram sucesso na primeira metade da temporada. Até o momento, ainda estão vivos nessa competição Novorizontino, Ferroviária, Red Bull Brasil, Mirassol, Atibaia, Olímpia, Votuporanguense e Taubaté. Além deles, é muito provável que times da parte de cima do ranking como Bragantino (35º) e Oeste (37º) também consigam vagas na primeira fase da Copa do Brasil.
O que esperar dos clubes do interior
O Guarani está de volta para disputar a Copa do Brasil pela primeira vez desde 2014. Depois de subir da terceira para a segunda divisão do Brasileirão em 2017, o Bugre de Campinas faz uma campanha segura na série B, embora a fase recente tenha sido ruim (três derrotas nos últimos três jogos). Na 9ª posição, com 45 pontos ganhos e faltando apenas seis jogos, a vaga na série A parece distante, mas não impossível. Quanto à Copa do Brasil, se mantiverem um desempenho consistente, os comandados do técnico Umberto Louzer podem sonhar com mais do que só a disputa na primeira fase.
Arquirrival do Guarani, a Ponte Preta está em situação bem parecida com a do Bugre. A Macaca está em 8º na série B do Campeonato Brasileiro, com 46 pontos ganhos, e vem de três vitórias consecutivas. As belas performances recentes da Ponte podem, quem sabe, alçar o time à elite do Brasileirão em 2019, mas as chances parecem pequenas faltando apenas seis rodadas. Para a Copa do Brasil, a Macaca pode almejar até repetir sua performance de 2018, quando parou nas oitavas diante do poderoso Flamengo, que só conseguiu arrancar um 1×0 dos campineiros com dificuldade no agregado.
Outro paulista com chances de chegar à Copa do Brasil é o Oeste, atualmente o 11º colocado da série B. Para que os rubro-negros se garantam na competição do ano que vem, é preciso um pouco de sorte, já que através do Brasileirão série B estão matematicamente fora da disputa. Resta à Onça Rubro-Negra contar com ajuda da sua boa pontuação no ranking da CBF, no qual ocupa a surpreendente 37ª posição, muito por conta do vice-campeonato no Paulistão A-2 deste ano, para conseguir um lugar na primeira fase da Copa do Brasil.
Por fim, o Bragantino também tem boas chances de chegar à Copa do Brasil através da sua pontuação, que o coloca na 35ª posição no ranking nacional de clubes. Tendo chegado até as quartas de final do Paulistão, tendo sido eliminado pelo futuro campeão Corinthians, o clube de Bragança Paulista também conseguiu ser promovido da série C para a B depois de uma excelente campanha. Pode surpreender na primeira fase da Copa do Brasil, se conseguir chegar lá.