A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) está modernizando a maneira de realizar a desinfecção da água na ETA (Estação de Tratamento de Água), substituindo o gás cloro pelo agente químico na forma líquida, chamado hipoclorito de sódio. A nova tecnologia empregada é mais econômica, eficaz e segura na geração do cloro utilizado no tratamento da água distribuída na cidade.
A nova tecnologia foi aplicada há dois anos na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo e agora chega a ETA, por meio de parceria com a empresa George & Filho Soluções em Sistemas de Cloração, que forneceu o reator e fica responsável pelos materiais e manutenção necessários. A Coden estima uma economia de 20% a 30% nos gastos mensais com o material.
O cloro destroi ou inativa os organismos patógenos causadores de enfermidades na água. A forma de hipoclorito de sódio tem a maior eficiência comprovada por análises de órgãos como o Instituto Adolfo Lutz. O agente químico é feito a partir do sal de cozinha comum, que não traz nenhum tipo de dano à saúde. O produto já é adotado em cidades como Votuporanga, Cerquilho, Garça, Jaú e Brotas.
O sal grosso é dissolvido em água e se torna salmoura, indo para o reator de célula eletrolítica que produz o hipoclorito de sódio aplicado na ETA. ???A grande maioria das companhias de saneamento está substituindo o gás cloro pela produção do hipoclorito???, frisa o gerente-químico da Coden, José Hilário Pessoa. Segundo ele, o nosso sistema é benéfico para a desinfecção da água bruta tratada.???O intuito é trazer economia, eficiência e segurança ao processo. A Coden sempre pesquisa e investe em novas tecnologias???, completa o diretor-presidente da Companha, Ricardo Ongaro. A ETA recebeu a visita de uma equipe do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste, que estuda a implantação da mesma solução tecnológica.