A hipertensão pode chegar de fininho e sem avisar, atingindo jovens e, principalmente, os idosos. Infelizmente não tem cura, mas se tratada precocemente pode diminuir complicações e aumentar a qualidade de vida, permitindo assim um envelhecimento mais saudável. Por isso, a enfermeira, Ana Luiza Pereira, cita quatro dicas para ficar atento aos sinais da hipertensão.
1. Atenção aos sinais Dor de cabeça, dor na nuca, zumbido no ouvido, sangramento no nariz, dor no peito, fraqueza, tontura e visão embaçada são alguns dos sinais da hipertensão. Por isso, é importante dar a devida atenção aos sintomas para não sofrer posteriormente.
2. Obesidade e diabetes Idosos que estão em situação de pré-diabetes ou são obesos precisam de cuidados especiais, pois, podem liberar mais insulina do que é o esperado. “Essa hiperinsulinemia disponibiliza substâncias que agem no cérebro e aumentam a absorção de sal pelos rins, o que acaba acarretando hipertensão”, diz Ana Luiza.
3. Mulheres e consumo de álcoolA menopausa e o consumo exagerado de álcool podem causar lesões no endotélio (camada celular que reveste internamente os vasos sanguíneos e linfáticos), acarretando também a hipertensão.
4. Juventude saudávelQuestões emocionais, sociais, físicas e até mesmo hereditárias, pode fazer com os jovens, futuramente, sofram com a hipertensão. Por isso, é importante a atenção dos pais sobre seus filhos, lembrando sempre de praticar atividade física e manter uma boa dieta.
Sobre a Terça da SerraO Grupo Terça da Serra nasceu em 2014 em função da carência, notada pela médica Joyce Duarte Caseiro, de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que prestassem serviços de qualidade na região de Campinas. Com a missão de oferecer hospedagem e cuidados de alto padrão para idosos, de forma humanizada, respeitando a individualidade dos hóspedes e, dessa maneira melhorar a qualidade de vida, o residencial sênior é referência na relação e cuidado com os idosos.