O número de animais diagnosticados com algum tipo de tumor aumentou 30%, se comparado com os atendimentos realizados há dez anos. A constatação é do médico veterinário Luciano Ferraz Neto, do Centro Veterinário Campinas. Da mesma forma como os cânceres têm se proliferado em animais, os tratamentos estão cada vez mais avançados e as possibilidades de cura têm surpreendido.

Uma das técnicas usadas na medicina veterinária para os animais que sofrem com câncer de pele é a Criocirurgia ou Congelamento de pele, como também é conhecida. “Os tumores de pele são congelados provocando uma necrose limpa (sem bactérias). Com isso, ela mata o tumor que cairá em um período de 21 dias”, explicou Ferraz Neto, um dos pioneiros a trazer o tratamento para Campinas e Região.
A Criocirurgia é recomendada para tumores como hemangiomas, carcinomas de pele e verrugas. O principal componente deste tratamento é o nitrogênio líquido. Para cada tipo de procedimento, que varia de acordo com o tumor, é aplicada a substância. Revertida em gás congelante, ela paralisa a ação do tumor imediatamente.
Em um primeiro instante após a aplicação da Criocirurgia, a lesão terá uma aparência feia e a sensação é de que houve uma piora no tumor. Mas esse aspecto antecede o necrosamento da lesão, que depois cicatriza e chega-se ao resultado esperado. 
Normalmente são indicadas de uma a três sessões, que são realizadas em um intervalo de 21 a 30 dias. Há situações em que são necessárias mais intervenções. O procedimento conquistou a atenção dos proprietários de pets nos últimmos três anos. Apesar do sucesso do tratamento, o especialista ressalta, que cada caso é considerado único, pois dependendo da extensão e a gravidade do tumor, a técnica é apenas paliativa.
Câncer X Tratamento
Como ocorre com os humanos, quanto mais cedo diagnosticada as chances de cura são maiores. Em casos mais extremos, o que resta é oferecer uma melhoria na qualidade de vida do animal. Os tumores mais frequentes são os de mama em cadelas e gatas, com mais de sete anos de idade e os de pele. Mas não podemos desconsiderar que há uma gama de tumores, com todo o tipo de malignidade, e que acomete outros órgãos dos animais.
As causas estão relacionadas a predisposição da raça, cruzamentos indiscriminados, exposição excessiva ao sol, alimentações inadequadas, hereditariedade, entre outros.
Para os mais variados tipos de doenças e também câncer, a medicina veterinária recorre a procedimentos de ponta. No Brasil são utilizados recursos como: RX Digital, Tomografia, Ressonância Magnética. Também há cirúrgias convencionais, criocirurgia, quimi e radioterapia.
Serviço:
Centro Médico Veterinário CampinasRua Camargo Paes, 680 ??? GuanabaraContato: (19) 3212-0241 ou 3241-7765