Apesar do término da campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), a Secretaria de Saúde de Nova Odessa continua oferecendo a vacina gratuitamente à meninas com idade entre 11 e 13 anos nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Rede de Atenção Básica Preventiva.
De acordo com os registros da OMS (Organização Mundial de Saúde), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus e 32% delas têm os tipos 16 ou 18. A vacina é voltada para os quatro tipos do vírus: 6 e 11, que são de baixo risco e 16 e 18, que são de alto risco para a manifestação do câncer de colo de útero.
Ainda como uma medida preventiva, as meninas de dez anos que completarão 11 anos, em 2014, também já podem tomar a vacina. Ministrada em três doses, a aplicação da segunda dose da vacina contra ao HPV estará disponível nos postos de saúde a partir de setembro. A terceira dose só é aplicada após cinco anos da primeira de acordo com o calendário vacinal. Para tomar a vacina, basta apresentar a carteira de vacinação e o RG da criança.