O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgou nesta terça-feira (15) o futuro político da prefeita de Sumaré, Cristina Carrara (PSDB). Na sessão desta terça-feira, os ministros analisaram o recurso especial, protocolado pelos advogados da chefe do Executivo, e decidiram por 4 votos a 3 pela permanência da prefeita no cargo. Os ministros também entenderam que seria inviável realizar duas eleições para prefeito no mesmo ano.
Cristina teve seu diploma cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em 19 de setembro de 2012, e, se manteve no cargo através de uma série de recursos. Em agosto do ano passado, o TSE negou os recursos e manteve a cassação da prefeita e seu vice, Luiz Alfredo Dalben (PPS)
Na época, a prefeita entrou com recurso para que a decisão monocrática fosse, então, analisada por todos os ministros, o que aconteceu na reunião de hoje. Antes, em janeiro, o desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro julgou o mérito da ação cautelar e manteve suspensa a cassação do diploma da prefeita.