O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana ampliou em 56,6% o número de atendimentos e serviços prestados à população nos últimos quatro anos de trabalho. De 13.228 mil atendimentos efetivados em 2015, a autarquia ampliou para 20.714 mil em 2018. A agilidade no atendimento dos serviços foi possível com a implantação de ações de gerenciamento e investimentos em equipamentos e mão de obra.

De acordo com relatório de serviços realizados pelo DAE, havia uma média de 140 dias para o atendimento de uma solicitação em 2015 e, atualmente, são 6 dias para a efetivação de um pedido, aproximadamente. “O objetivo é reduzir ainda mais este prazo. Um atendimento de vazamento de água, por exemplo, deverá ser realizado em 24 horas”, explica o diretor geral da autarquia, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

O prefeito de Americana, Omar Najar, destacou ainda o trabalho do DAE pela estabilidade da autarquia. “Só com um trabalho de austeridade foi possível equilibrarmos as contas do DAE e ampliar nossa capacidade de atendimento às demandas da população”, disse Omar. O prefeito destacou ainda que depois de décadas o DAE vem recebendo investimentos e que, quando concluídas algumas obras, a melhora no serviço de água passará a ser sentida pela população. “Estou cobrando, e acompanhando, para que a população passe a sentir as melhoras no serviço o mais rápido possível”, disse Omar.

A melhoria gradativa no atendimento das chamadas de serviços feitas pela população é atribuída à nova gestão no gerenciamento de prestação de serviços internos, investimentos em recursos humanos, aquisição de novos equipamentos e máquinas e contratação de empresas terceirizadas.

Os serviços mais solicitados ao DAE foram consertos de vazamentos de água, cavalete, reparo de asfalto e calçada, ligações de água e esgoto. Em 2016, foram executados 16.298 serviços e, em 2017, 18.772.