Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado hoje, dia 22 de março, o DAE (Departamento de Água e Esgotos) de Sumaré, ressalta a grande importância em conscientizar a população sobre o uso consciente dos recursos naturais do planeta, como a água.
Assim, aproveitando a comemoração da data, o presidente da autarquia, Valmir Ferreira da Silva, renova o apelo à população para que use a água da forma mais racional possível, economizando ao máximo, sem desperdício; como lavagens de carros e calçadas, torneiras abertas sem necessidade etc. Para ele, o momento exige conscientização de todos.
DAE e Dicas: São muitas as dicas para o uso consciente da água. E, algumas delas são atitudes simples, como reduzir o tempo do banho diário em que uma só pessoa gasta 20 litros de água por minuto. Uso moderado de sabão em pó, detergente e todo o material de limpeza também são essenciais, assim como manter as torneiras sem vazamento, e não limpar o chão com água.
Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Alerta Agora no outono, a seca já levou municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a iniciar campanhas para economia de água, alertando a população, devido já estar assistindo hoje à falta de água para 1 bilhão de pessoas no mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), que adverte que em 30 anos a procura pela água vai crescer ainda 30%.
Por isso, precisa-se aprender a preservá-la, assim como recuperar e manter intactas as matas ciliares e os olhos d´água. A água é tão essencial para os seres vivos que sem ela uma pessoa fica desidratada e morre em dois dias. Com plantas e animais não é diferente. Apesar de tudo, a grande maioria da população não tem consciência da importância de reduzir o consumo.
Quando limpa, a água é fonte de vida, oferece saúde. Contaminada, ela dissemina uma série de doenças como hepatite, verminoses, diarréia e cólera, o que pode ser evitado com acesso a saneamento básico, coleta de lixo e drenagem urbana.Para o consumo humano e animal a água precisa ser potável para o consumo sem riscos para a saúde. Os requisitos que a fazem potável são: ser inodora (sem cheiro) incolor (sem cor) ter sabor indefinido.