Um dos pais participantes do grupo Amigos Especiais entrou em contato com o gabinete do vereador Celso Gomes dos Reis Aprigio, o Celso Concrenova (PSDB), para sugerir que jovens autistas possam ter acesso às aulas de ginástica e demais atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Esportes. O argumento é que, além da inclusão e socialização, é fundamental que a sociedade entenda o que é o autismo e facilite a aproximação destes jovens com os demais, desmistificando o preconceito.
O parlamentar encaminhou requerimento esta semana à Prefeitura solicitando informações oficiais a respeito do assunto. “Fomos procurados por um integrante do grupo Amigos Especiais e estamos buscando informações a respeito dessa possibilidade”, sinaliza Celso Concrenova. O vereador argumenta que participar dos esportes melhora as relações sociais das crianças e adolescentes com autismo.
“A dificuldade dessas crianças com a escola é muito grande, é uma batalha a cada dia”, aponta. Além disso, segundo Celso, os profissionais de Educação Física têm a chance de colaborar para atender os autistas e outros alunos com necessidades específicas, sendo que para tal devem conhecer os sintomas e limitações da criança e adolescente. No requerimento encaminhado ao Poder Executivo, ele cita que além do conhecimento o profissional deve ter persistência e preparo emocional para conviver com as dificuldades do cotidiano.