A Prefeitura de Americana, por meio das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) e de Cultura e Turismo (Sectur), prossegue com as obras de desassoreamento do lago no Parque Ecológico. Até a semana passada, já tinham sido retirados 320 caminhões de barro, segundo a Sosu.

Desde o dia 13 de maio, quando o trabalho começou, já foram executados a transferência dos peixes para outros reservatórios do Parque, a preparação do acesso para a máquina dragline e caminhões até o lago, aterro para o acesso das máquinas e, atualmente, a retirada do barro da lagoa.

O serviço conta com uma escavadeira, três caminhões e uma dragline. Após a retirada do barro, será executado o fechamento do extravasor e recomposição da água. O prazo de conclusão da obra é de três meses, informou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, o serviço é necessário porque a lagoa estava muito rasa, com profundidade de 1,5 m. O desassoreamento é uma prevenção para evitar uma possível fuga dos macacos e danos aos peixes.

Ao todo, 28 macacos que habitam as ilhas da lagoa foram transferidos para uma área fechada até que os trabalhos sejam concluídos.