O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e a fabricante Honda firmaram nesta terça-feira um convênio inédito para localizar e convocar proprietários de veículos com necessidade de recall no Estado de São Paulo.
O acordo, formalizado no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba, prevê o compartilhamento de dados para tornar essas ações mais eficientes.
Para que isso ocorra, os números dos chassis de veículos da empresa relacionados em recalls serão cruzados com a base do Detran.SP, que identificará quais deles estão registrados no Estado, quem são os atuais proprietários e seus respectivos endereços. A estimativa é que estejam em São Paulo 48% dos veículos da marca que necessitam de recall.
O evento desta manhã contou com a presença do secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Antonio Monteiro, o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira, e do diretor executivo de relações institucionais da Honda, Paulo Takeuchi, que falaram sobre a importância da parceria entre governo e a iniciativa privada.
“Toda ação voltada à segurança no trânsito deve ser valorizada e encarada como prioritária pelos órgãos competentes. Essa é uma premissa do Detran de São Paulo, que busca, incansavelmente, aumentar as ações voltadas para esse fim. Com isso, esperamos ajudar a reduzir o número de mortos e acidentes de trânsito, que, infelizmente, ainda crescem no Brasil”, diz o secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Antonio Monteiro.
“O Detran.SP entende que esta é uma forma de contribuir para a segurança do cidadão. A ideia surgiu a partir da informação de que, segundo as montadoras, existe baixa adesão dos proprietários aos recalls. Vamos juntar forças para diminuir essa estatística e contribuir para um trânsito mais seguro”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Departamento de Trânsito.
“Além das medidas legais, a Honda de forma inédita e pioneira no Brasil tem investido em novas formas de comunicação para alcançar a totalidade dos proprietários cujos veículos estejam envolvidos em alguma campanha. A parceria com o Detran.SP é mais uma iniciativa que se soma às demais ações realizadas como acordos com seguradoras de veículos e empresas de cobrança automática de pedágio, além de campanhas de comunicação de abrangência nacional, reforçando nosso princípio de transparência e a prioridade absoluta com a segurança de nossos clientes”, reforça Marcelo Langrafe, diretor de pós-vendas da Honda.
Os proprietários serão avisados de duas formas sobre a necessidade de reparo dos itens de segurança: cartas enviadas pela Honda e, de forma pioneira, push (mensagem) no aplicativo do Detran.SP.
Para receber os alertas via push, o cidadão precisa ter o aplicativo do Detran.SP em seu smartphone ou tablet. O Departamento de Trânsito oferece três apps gratuitos, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo e débitos de veículos de terceiros; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Eles estão disponíveis para download nas plataformas Android e iOS.
Mais do que um direito do consumidor, o recall é uma medida preventiva de segurança. No Brasil, segundo o Ministério da Justiça, os veículos são o principal produto submetido a recall. Em 2016, foram realizados 105 recalls de automóveis, 10 de motocicletas e 2 de caminhões, totalizando mais de 1,6 milhão de unidades.