Quebrando barreiras e tabus, o mercado de tatuagem tem crescido exponencialmente nos últimos anos, e o costume praticado há milênios transformou-se ao longo de todo esse tempo, sendo cada vez mais raro encontrar alguém que não tenha pelo menos um desenho no corpo, por menor que seja.

 

O segmento que se mostrou muito lucrativo ganhou um novo olhar por parte dos empreendedores. De acordo com uma pesquisa divulgada pela IBIS World, a indústria global de tatuagem cresceu 23.2% em 2021, momento em que todos os setores estavam em queda no Brasil.

 

Os números são confirmados pelo tatuador adepto ao mini realismo e sócio do Unna Studio em Florianópolis, Renato Ostrowski. “Realizamos em média 700 tatuagens por ano e desde a criação do estúdio em 2019, já aumentamos nosso faturamento em mais de 100%. Notamos uma mudança no perfil dos nossos clientes que querem cada vez mais um desenho exclusivo, pensado com carinho e cheio de referências e significados” – resume.

 

Além disso, o tatuador atribui o sucesso a proposta diferenciada que o estúdio oferece aos seus clientes desde o início. “As pessoas que nos procuram estão dispostas a pagar mais para ter acesso à um serviço excepcional: do atendimento, à estrutura, bem como à qualidade dos profissionais: todos os artistas do estúdio sempre foram pessoas acima da média, que possuíam e possuem identidades específicas e uma proposta artística muito forte”, explica.

 

Ostrowski afirma que hoje a tatuagem é vista como um bom negócio, mas para isso é necessário um olhar mais profissional. “Observamos na época que os estúdios ainda eram amadores, não se atentavam as normas vigentes, um bom espaço e até mesmo as estratégias de marketing digital, então fizemos o contrário e nosso próximo passo será o lançamento de um curso de mini realismo para tatuadores se aperfeiçoarem nessa técnica”, complementa.

 

Quer saber mais? Renato te ajuda com cinco dicas. Confira!

 

Experiência do cliente 

Não basta uma tatuagem bonita, invista em uma boa experiência para o cliente. Esse relacionamento se estende em todos os campos, seja online ou física. “Muitos tatuadores oferecem uma comunicação ineficiente, truncada e lenta. É preciso facilitar esse processo, levar segurança e conforto para seu cliente, e claro, ir além do comercial”, explica.

 

Presença digital

Hoje em dia seu portifólio deve estar nas redes, como Instagram, Tiktok e Whatsapp.  A produção de conteúdo nessas redes manterá você e seu negócio sempre em evidência. Por isso, as use em seu favor. Além de divulgar seu negócio de tatuagem, você poderá se aproximar do seu cliente.

 

Equipe qualificada

Tenha uma equipe pronta para entregar o melhor em qualquer projeto, desde o mais simples até o mais complexo. Além disso, Renato conta que deve ter transparência na relação, nas ações, e nos resultados financeiros. “Um bom clima organizacional faz diferença, principalmente em um estúdio de tatuagem, onde deve ser um ambiente mais descontraído”.

 

Espaço com personalidade

O espaço precisa ter personalidade e conforto. Todos precisam se sentir bem no ambiente que ficarão por umas boas horas. Invista na criatividade também, um local bem iluminado, música adequada e uma decoração refinada além de chamar atenção de forma positiva, te colocarão em outro patamar.

 

Normas vigentes

É importante que você siga as normas vigentes.  Ou seja, será preciso cadastrar o estúdio de tatuagem na Receita Federal, obtendo, assim, um CNPJ. Além disso, é necessário que você adeque o espaço de trabalho à normas de higiene determinadas pela Anvisa.  Certifique-se que seu estúdio está seguindo todas as regulamentações para proteger a sua e a saúde dos clientes.

 

Por fim, Ostrowski reforça que o segredo é se manter atualizado e debruçar para entender o que seu público-alvo busca, afinal a tendência é que o mercado continue crescendo, e com isso, surgirão novos estúdios, outros profissionais e você precisará se destacar da concorrência. “Ofereça mais que uma sessão de tatuagem, ofereça experiências diferentes e um trabalho de qualidade” – conclui.

 

Sobre Renato Ostrowski

Formado em Engenharia Civil pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) trocou o projeto de construir o seu escritório por um estúdio de tatuagem – Unna Studio – e desde 2018 cria, rabisca e conquista clientes e fãs ao redor do mundo. Com uma equipe de 11 tatuadores que fazem os mais diversos estilos: realismo, botânico, blackwork, fineline, old school. Ostrowski representa o mini realismo e se destaca pela aplicação minuciosa de elementos realistas em tamanho reduzido – faz colagens, montagens e composições que podem envolver fotografias, pinturas, gravuras ou estátuas. Saiba mais em: www.unnastudio.com