O Ministério da Cultura anunciou, nesta quinta-feira (18) em São Paulo, que Hoje Eu Quero Voltar Sozinho será o representante brasileiro parar concorrer a uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2015.
Com direção de Daniel Ribeiro e protagonismo dos atores Fabio Audi e Ghilherme Lobo, o filme, escolhido entre 18 títulos nacionais, foi selecionado por uma comissão formada pelo próprio MinC. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. “A obra eleita nos oferece uma história original, roteiro bem defendido, com linguagem universal e é também uma obra de alta sensibilidade, que aborda a temática adolescente em situações extremas”, afirmou em discurso.
O longa, o primeiro de Daniel Ribeiro, narra a historia de um adolescente cego e homossexual que tenta lidar com a superproteção da mãe e sua busca pela independência. O cotidiano do jovem muda com a chegada de Gabriel, que o ajuda a descobrir mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
Se for aprovado pela comissão do Oscar, será a quinta vez que o Brasil concorrerá na categoria de filmes estrangeiros. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho concorreu contra filmes como Entre Nós, Getúlio e Dominguinhos.