A Secretaria de Educação de Americana elaborou e apresentou para as unidades de ensino fundamental um documento intitulado Plano Municipal de Retomada das Aprendizagens. O projeto foi construído pela Unidade de Desenvolvimento Pedagógico em conjunto com a equipe de pedagogos do Ensino Fundamental com o objetivo de apresentar soluções eficazes para a recomposição das aprendizagens dos estudantes devido à pandemia de Covid-19.
O plano apresenta propostas de intervenções pedagógicas práticas, levando-se em conta o contexto educacional de Americana. Já foi compartilhado, avaliado e aprovado pelos diretores das unidades e tem como foco a aceleração do processo de aprendizagem por meio da sistematização de estratégias metodológicas, permitindo que os estudantes desenvolvam conhecimentos e habilidades de forma mais rápida, profunda e eficaz.
O estudo propõe a recomposição por meio de agrupamentos por níveis de aprendizagem nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e projeto de leitura para os anos finais (6º ao 9º ano). A previsão de aplicação é para início do ano letivo de 2022, com a possibilidade de ajustes mensais.
Serão aplicadas, ainda, avaliações diagnósticas de entrada para todos os estudantes, com o objetivo de personalização de processos para maior eficácia nas intervenções pedagógicas.
“No ano que vem, a prioridade da Secretaria de Educação é a retomada dos alunos. Por isso, nós preparamos um plano minucioso, muito bem elaborado pela nossa equipe pedagógica, que acredito que seja um modelo para fazermos essa retomada a partir da defasagem que ocorreu com a pandemia. Acreditamos que com isso vamos conseguir dar um suporte muito importante para nossos alunos para que mantenhamos, e até avancemos, a qualidade de nossa rede”, disse o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.