A Secretaria de Educação de Sumaré promoverá no dia 13 de abril, a segunda edição do encontro ???Desvendando o Autismo???. A atividade será voltada para os gestores e pais de alunos que possuem TEA (Transtorno do Espectro Autista) da rede municipal de ensino, das 13 às 17 horas, na Faculdade Anhanguera de Sumaré, na região central.
Durante o encontro, haverá palestras sobre o autismo e uma apresentação dos alunos com necessidades especiais da Associação Pestalozzi da cidade. O objetivo é auxiliar os professores a identificar uma criança com autismo e a promover a inclusão social da criança, por meio de ações e estratégias de formação e informações sobre a convivência e as formas de tratamento.
???Queremos promover a inclusão das nossas crianças com autismo e garantir que todos os alunos tenham o mesmo nível de aproveitamento escolar, oferecendo tratamento correto por parte de nosso corpo docente. Tendo profissionais bem preparados para lidar com as adversidades, nossas crianças certamente atingirão o patamar de aprendizado e dignidade que elas merecem???, disse o prefeito Luiz Dalben.
A Rede Municipal de Educação conta com 92 alunos autistas, que recebem acompanhamento e são assistidos pelo AEE (Atendimento Educacional Especializado). Por meio de uma sala de recursos multifuncionais e de uma equipe multidisciplinar, os estudantes recebem uma ampliação pedagógica e de ensino, que complementa ou suplementa a formação. Alguns alunos também são assistidos pelo CIRASE (Centro Integrado de Recursos de Aprendizado e Saúde Escolar) e pela APAE.
OAB
Também para celabrar a data, a subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade fará um evento com apoio da Prefeitura no dia 8 de abril, das 9 às 12 horas, na Praça das Bandeiras, região central, organizado pela Comissão de Direito de Inclusão de Pessoas com Deficiência da OAB de Sumaré.
Dentre as atividades oferecidas, haverá pintura facial, narração de histórias, teatro de fantoches, personagens vivos (heróis e princesas), aula de alongamento e zumba, distribuição de pipoca, algodão doce, cataventos, livrinhos de colorir, camisetas para os 500 primeiros que chegarem ao evento e folders de conscientização. Além disso, o evento contará com o OAB Solidária, que é o atendimento gratuito para a orientação jurídica à população.
Todas as atividades oferecidas ao público são gratuitas, com exceção da venda de alimentos e bebidas, que será realizada pelas instituições que atendem as pessoas com deficiência no município (Associação Pestalozzi, Nisfran, APAE e Equoterapia Carinha de Anjo).