A Secretaria de Educação de Americana recebeu 1.752 inscrições, até o meio dia desta quinta-feira, no processo seletivo simplificado para contratação de professores temporários em substituição aos titulares de cargo efetivo da Rede Municipal de Ensino de Americana. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de fevereiro pelo site http://processo setivo.seducpma.com.
“A ideia é que as vagas abertas no processo seletivo consigam atender a demanda de faltas e licenças médicas dos profissionais de nossa Rede de Ensino. Vale lembrar que é um processo seletivo e não concurso público. A duração do contrato é de um ano podendo ser prorrogado por mais um ano”, disse a Secretária de Educação de Americana, Evelene Ponce Medina. A Prefeitura oferece 53 vagas.
Segundo Evelene na atribuição de aulas feita referente a 2019 todas as salas de aula da Educação infantil e do Ensino Fundamental têm professores efetivos. “Minha expectativa com as contratações é que nenhuma criança fique sem aula, que o professor possa trabalhar de forma tranquila e que os gestores tenham a possibilidade de se dedicar à questão pedagógica e administrativa ao invés de focar em questões como falta de professores”, ressaltou.
A Secretária de Educação fez um levantamento e estudo junto a Comissão de Educação sobre a média diária de faltas de professores na Rede Municipal nos anos de 2016, 2017 e 2018. A média revelou que na Educação infantil no ano de 2018 havia 29,7 faltas diárias; em 2017, 35,86; e, em 2016, 35,70. No Ensino Fundamental a média em 2018 foi de 31,45; em 2017, 31,14 e, em 2016, 28,48. Tomando a média do ano de 2018 a média de faltas por dia chega a mais de 60 professores, considerando as licenças médicas, faltas abonadas e faltas de última hora.
“Se considerarmos que temos cerca de mil professores na Rede, este número de faltas não é tão significativo. Mas preciso de professores para cobrir as ausências”, afirmou. Em relação ao edital de processo seletivo, Evelene lembra aos candidatos que toda informação prestada é de responsabilidade do candidato. Se não conseguir comprovar os documentos vai implicar em desclassificação do processo.
A Secretaria de Educação solicita aos candidatos seguirem as orientações do edital. “Os candidatos têm de preencher corretamente o passo a passo da inscrição pela internet, do contrário pode inviabilizar sua tentativa de participar do concurso”, alertou o Subsecretário da Informática da Secretaria de Educação, Naor Garcia Filho.
O candidato que cometer erros na inscrição pode enviar um e-mail para processoseletivo@seducpma.com pedindo correção. Ele tem que informar onde se equivocou com os seguintes dados: nome e número da inscrição (se errou mais de uma vez informar todos os números de inscrições). A Secretaria recebeu 1.752 inscrições de 1026 candidatos. Alguns candidatos estão se inscrevendo em mais de uma vaga.
No dia 15 de fevereiro, a Secretaria de Educação vai publicar a classificação inicial dos candidatos. De 18 a 22 de fevereiro os candidatos têm que entregar os documentos na sede da Secretaria de Educação (Rua dos Professores, 40, centro). A solicitação de recurso deve ser feita nos dias 25 a 26 de fevereiro. No dia 1 de março acontece a homologação e publicação da classificação final.
A Secretaria está oferecendo 25 vagas para professor de Creche substituto; 5 vagas para Professor de Educação Básica 1 (Educação Infantil Substituto); 15 vagas para Professor de Educação Básica 1 substituto; uma vaga para professor Educação Básica 2 substituto para cada uma das seguintes áreas: Artes, Ciências Físicas e Biológicas, Geografia, História, Educação Física, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.
A jornada de trabalho do candidato a ser contratado encontra-se limitada a 40 horas semanais, podendo ocorrer o turno diurno e/ou noturno, de acordo com as necessidades da Administração.