Em relação aos últimos acontecimentos no transporte urbano de Americana, a Viação Princesa Tecelã esclarece que o decreto 12.083/2018 e o edital da contratação emergencial prevêem que empresa contratada receba os passes da Mais Americana pelo prazo de 30 dias. Nunca houve qualquer previsão de reembolso.
A intenção da VPT é prosseguir com os serviços até que haja licitação definitiva e assim continuar com a venda de passes, como previsto no contrato. A empresa chegou inclusive a fazer uma proposta neste sentido para a Prefeitura Municipal de Americana, com a qual conseguiria equalizar os pagamentos dos funcionários. Porém sem qualquer avanço até o momento.
O que se verifica hoje é um atendimento precário, com frota parcial operada em boa parte por funcionários da própria VPT. Vale ressaltar que a Sancetur foi a vencedora do edital emergencial somente porque garantiu que teria condições de assumir o transporte integralmente no prazo de 10 dias a partir da assinatura do contrato, ocorrida em 24 de setembro de 2018.
Mesmo hoje, quase dois meses depois da assinatura, a empresa ainda não dispõe de estrutura necessária para a operação de 100% do transporte urbano de Americana.